“São Paulo de Uauá” será exibido nesta quinta no NPDV

Hermano Penna
O cineasta cearense radicado em São Paulo Hermano Penna está em Aracaju a convite da Fundação Aperipê de Sergipe e exibirá seu documentário “São Paulo de Uauá” nesta quinta-feira, 6, a partir das 19h, no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira. Após a exibição, Penna conversará com os espectadores sobre sua experiência no cinema e na produção audiovisual.

O filme ficou em primeiro lugar entre os 820 inscritos no concurso realizado pelo DOCTV II em 2005 e já foi exibido duas vezes na TV Cultura. O roteiro de “São Paulo de Uauá” mostra a cidade de São Paulo no imaginário da cidade de Uauá, no sertão baiano. O que pensam aqueles que deixaram ou que sonham em viver na grande metrópole brasileira.

O cineasta

Desde jovem, Hermano Penna freqüentava grupos de cineastas em Salvador, onde passou a juventude, na década de 1960. Em São Paulo, para onde se mudou após uma rápida passagem por Brasília, ele passou a se dedicar à direção de fotografia e roteiros de inúmeros filmes. Seu desenvolvimento profissional aconteceu na direção de documentários, exibidos, inclusive, no Globo Repórter.

Em 1983, o cineasta foi premiado como melhor diretor no Festival de Locarno, Suíça, com seu primeiro longa-metragem, “Sargento Getúlio”. O filme foi o grande vencedor do Festival de Gramado no mesmo ano com os prêmios de melhor ator, para Lima Duarte; melhor ator coadjuvante, para o sergipano Orlando Vieira; melhor som direto; melhor filme; Grande Prêmio da Crítica; Grande Prêmio da Imprensa e o Prêmio do Júri Oficial.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais