Secretário do MinC visita Sergipe

Henilton Menezes, secretário do Minc / Foto: Divulgação

Neste fim de semana o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, visita Sergipe para participar de uma série de reuniões que acontecem esta sexta, 14, e sábado, 15, cujo foco é o fomento à cultura sergipana, com base em projetos culturais através das leis federais de incentivo. Além disso, o secretário irá debater questões da área, com produtores culturais do estado e com gestores municipais de cultura.

Os eventos fazem parte de uma série de ações estratégicas que vem sendo empreendidas pela Secult para fortalecer a implementação de políticas culturais no estado, bem como o estreitamento das relações do MinC com a cultura sergipana.

O primeiro encontro será realizado às 12h30 do dia 14, no Almoço com Empresários, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), no Mercure Hotel Aracaju Delmar. O evento visa estabelecer e estreitar relações entre os empresários sergipanos e a Cultura. Na pauta, o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura – Procultura, cuja finalidade é a de mobilizar e aplicar recursos para apoiar projetos culturais. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese).

Inicialmente, Henilton Menezes fará uma apresentação sobre as possibilidades e vantagens da renúncia fiscal federal na área da cultura, como funciona hoje e como a participação do empresariado sergipano pode ser ampliada, além de abordar aspectos de como será com a aprovação do Procultura.

“A ideia é mostrarmos como o empresariado sergipano pode ajudar a preservar e valorizar a cultura sergipana por meio das leis de incentivo. Uma reunião como esta é de extrema importância para que possamos angariar mais recursos para a área da cultura, favorecendo dessa forma, os nossos agentes culturais”, explicou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

Após o almoço, o secretário do MinC segue para outro encontro também norteado pelo fomento a projetos culturais, porém, dessa vez, com os produtores culturais do Estado. A reunião acontecerá no foyer do Teatro Tobias Barreto, às 16h, entre o representante do MinC e os produtores culturais para debater assuntos de interesse do setor. O objetivo da reunião é o de popularizar e aproximar a Sefic destes produtores, ouvindo-os e respondendo aos questionamentos e dúvidas dos agentes culturais sergipanos.

Para concluir os encontros, no sábado, 15, será realizada uma reunião com os gestores municipais de cultura, no Centro de Criatividade, às 9h, para que eles possam debater com o secretário Henilton Menezes formas de incentivo e garantia de recursos para os projetos culturais dos seus municípios, além de fortalecer a relação entre a Secult e os municípios. “Neste encontro debateremos as formas de articulação das relações entre governos federal, estadual e municipal, garantindo melhorias concretas na cultura sergipana”, ressaltou Eloísa.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais