Secult apóia exposição de Leonardo Alencar na ABL

Leonardo Alencar (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Uma vida dedicada à arte. Esta é a frase que melhor define a trajetória do sergipano Leonardo Alencar, um dos maiores artistas plásticos do país. Com seus 70 anos – 51 deles dedicados à arte -, Alencar desponta no cenário artístico como um artista batalhador e que fez da sua arte um meio de vida.

Para brindar uma trajetória tão brilhante, o pintor vai expor, entre os dias 16 de junho e 16 de julho ‘Terra adentro, Mar afora’, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. A exposição foi um convite da própria academia, numa forma de reconhecimento a este grande talento da arte sergipana.

A confirmação da exposição veio com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que se dispôs a fornecer o material necessário para a confecção de algumas telas, além de disponibilizar parte da comunicação visual do vernissage.

Obras de Leonardo Alencar (Foto: Fabiana Costa)

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, acredita que apoiar a viagem e a exposição de Leonardo Alencar significa incentivo à cultura e às artes plásticas de Sergipe. “Leonardo Alencar é uma grande mestre das Artes Visuais sergipana, que já realizou exposições por várias partes do mundo, sempre levando consigo o nome de Sergipe. Então, é uma satisfação poder apoiá-lo neste momento importante de sua história”, destacou a secretária.

Para o artista, o apoio do Governo do Estado está sendo fundamental, uma vez que além da Secult, outros órgãos como a Casa Civil, a Emsetur e o Banese estão dando suporte a estadia do pintor e sua equipe na cidade maravilhosa. “A Secult e o Governo estão apoiando esta exposição que é importante para todos nós, dando o testemunho, mais uma vez, de que valorizam os artistas sergipanos. Temos que reconhecer quando uma coisa vem com satisfação de verdade, e sentimos isso com este apoio”, comemora Leonardo.

A exposição irá abrigar sessenta obras do artista que já pintou com J. Inácio e Álvaro dos Santos, outros artistas sergipanos, que viraram ícones da pintura nacional. Nas telas, a retratação do amor, através dos personagens Arlequim, Pierrot e da Colombina. “Esta exposição é uma mostra muito importante, não só para Sergipe, mas para o nordeste inteiro, pois será a primeira vez que um artista sergipano vai expor na Academia Brasileira de Letras, então é uma chamada de atenção para a arte no nordeste”, completou Alencar.

História

Leonardo Alencar, um dos mais versáteis artistas sergipanos. Nascido em Estância, ele realizou diversas exposições individuais e possui telas espalhadas por Sergipe e pelo mundo. Seu interesse por artes plásticas vem desde sua infância, quando lia histórias em quadrinhos. No entanto, passou a dedicar-se à pintura a partir do estimulo do professor Jordão de Oliveira, e também quando tomou contato com o trabalho de outros artistas locais, como J. Inácio, Álvaro dos Santos e Florival dos Santos.

Grande em tudo que retratou, Alencar sempre esteve envolvido com o movimento cultural sergipano, além de inspirar diversas fases do movimento artístico mundial. Sempre com obras provocativas e transcendentais, o artista pintou aquarelas, desenhos em bico de pena e acrílica sobre tela. Passou por fases como o expressionismo, uma etapa onde as obras eram utilizadas como forma de libertação.

Com uma imaginação e criatividade prodigiosas, Leonardo Alencar também participou ativamente da vida intelectual baiana e atuou na Europa, expondo e conhecendo as manifestações artísticas locais. Entre 71 e 74, fixou residência em Londres, onde vivia como free-lancer e desenhava para a revista Time Out.

“A arte é o apocalipse da vida. Nós não sabemos quando ela começa e quando irá terminar, mas sabemos que é arte porque somos testemunhas de um novo tempo, que só se registra na história através de depoimentos das artes. Sou feliz e realizado com o que faço, e estou muito satisfeito com a exposição que irá levar ainda mais o nome do nosso Estado para o país”, finalizou o Leonardo Alencar.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais