Secult prepara a 5ª Semana Sergipana de Dança

Evento será lançado no dia 29 de abril (Foto: Marcelle Cristine/Secult)
Depois do sucesso de público – e de crítica – do Festival de Teatro Sergipano, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove, entre os dias 18 e 22 de maio, a quinta edição da Semana Sergipana de Dança. O evento acontecerá nas dependências do Teatro Tobias Barreto. O objetivo é apresentar para o público sergipano as produções do estado, abrangendo os estilos que compõem a diversidade de linguagens e produções de dança em Sergipe.

Oportunizar acesso às artes, discutir as produções sergipanas, valorizar o artista local, mostrando o mesmo em sua magnitude e criação. A Semana Sergipana de Dança, que faz parte do projeto ‘Sergipe em Cena’, entra para o hall de projetos da Secult fundamentada nas ações que visam a formação de platéia para os artistas sergipanos.

De acordo com Kadydja, ebento abrangerá diversos estilos de dança (Foto: Fabiana Costa/Secult)
“A Secult sempre apoiou e cuidou da organização da Semana Sergipana de Dança. Estamos trabalhando, junto à Fundação Aperipê, para que o evento ganhe uma maior projeção na edição 2011. Nossos objetivos com a Semana de Dança são os mesmos que norteiam a política da nossa gestão: democratização do acesso da população à cultura e formação de público para a arte produzida no Estado”, explicou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

O lançamento oficial da programação da 5ª Semana Sergipana de Dança acontecerá no próximo dia 29 de abril (Dia Internacional da Dança). Esta edição será formulada numa parceria entre a Secult, os grupos que compõem o Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão de Sergipe (Sated/SE), e o Conselho Brasileiro de Dança (CBDD).

Eloísa Galdino ressalta que evento pode ganhar maior projeção em 2011 (Foto: Marcelle Cristine/Secult)
Segundo a diretora de Integração e Projetos Culturais da Secult, Kadydja Albuquerque, o evento abrangerá diversos estilos de dança, indo das tradicionais (palco), passando pelas folclóricas, de rua, e as tradicionais quadrilhas juninas. “Nossa intenção é realizar uma amostra da atual produção do Estado, valorizando desde as companhias conhecidas até os artistas independentes. Será algo intenso, onde teremos, em média, quatro espetáculos por noite. A 5ª Semana Sergipana de Dança cumprirá o papel de fortalecer essa cena que está em processo de forte desenvolvimento em nossa região”, explica Kadydja.

Homenagem

A Semana Sergipana de Dança pretende incentivar também o surgimento de novos na cena da dança de Sergipe, além de apresentar trabalhos acadêmicos que tenham a dança como tema central, oportunizando ainda a existência de uma crítica especializada para ajudar aos grupos a compor seu portfólio.

“O evento prestará uma merecida homenagem à bailarina, coreógrafa e professora Lu Spinelli, pelos seus 40 anos de formação em Sergipe, através dos cursos livres oferecidos em sua escola de dança (Studium Danças). Ofereceremos também um espaço para exposição de obras de artes de artistas plásticos sergipanos, que tenham como tema central o movimento, além da exposição permanente ‘Fotografia em movimento’, com imagens dos fotógrafos Dinho Duarte, Márcio Garcez, Marco Vieira, Moema Costa e Lúcio Telles”, revelou Kadydja.

O diretor e coreógrafo do grupo Espaço Liso CiA De DaNçA, Ewertton Nunes, espera que o evento seja um divisor de águas para os grupos de dança do Estado. “Que o evento seja um marco para todos nós, e que venha consolidar algo maior para as próximas edições da Semana. Creio que o respaldo da Secult trará um público maior, fazendo surgir novos grupos, e que acima de tudo sirva para consolidar os grupos independentes. Sinto que 2011 será um ano de transição para algo maior.”, enfatizou Ewertton.

Fonte: Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais