Secult terá programa especial no Encontro de Laranjeiras

A vivacidade da cultura laranjeirense e a diversidade de manifestações folclóricas são exaltadas a cada ano no Encontro Cultural de Laranjeiras, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura. Em sua 37ª edição, o encontro ocorrerá de 02 a 08 de janeiro de 2012, tendo como proposta resgatar o estudo e a valorização do rico patrimônio da cultura local – objetivo principal do evento desde a sua criação em 1975.

Uma programação diversificada foi preparada para o evento, com teatro, shows artísticos, exposições de artesanato, fotografias, oficinas culturais, visitações a museus, simpósio, entre outros. Além disso, outra novidade é o lançamento de um concurso de fotografia cujo tema é "As Cores do 37º Encontro Cultural de Laranjeiras", visando estimular a arte da fotografia e valorizar os profissionais da área e ao mesmo tempo estimular os amadores.

Como não podia ficar de fora deste evento histórico, consolidado em mais de três décadas, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é parceiro do encontro, tendo uma programação especial para o evento.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o Encontro Cultural é marca do Estado e grande incentivador do turismo local. “O Encontro Cultural tem como cenário uma cidade patrimônio, com uma programação fixa que adere a uma enorme gama de grupos folclóricos há mais de três décadas. E ele permanece forte para o turismo cultural e para o intercâmbio acadêmico, através do simpósio, por isso é sempre muito importante para a Secult, apoiar e incentivar um evento rico como este”, explicou.

Com o intuito de apresentar perspectivas e propostas para fomentar a consciência da preservação do patrimônio cultural, bem como possibilidades de integração, parceria e junção dos saberes e práticas entre os produtores de cultura, a academia e as organizações governamentais e não governamentais será realizado um simpósio que se integrará ao I Fórum “Patrimônio e Festas de Sergipe”, com o objetivo de discutir a valorização das manifestações culturais, com ênfase nas festas populares.

Além do simpósio, a Coordenação de Museus da secretaria englobará as três unidades museais de Laranjeiras como parte da programação. No Museu de Arte Sacra, por exemplo, será montada a exposição do escultor Beto Ribeiro: ‘Devoção – Exposição de Arte Popular Sacra’.

Já no Museu Afro-brasileiro, a renomada fotógrafa sergipana Isa Vanny estará com a exposição: ‘O ritual de oferenda na Umbanda e o culto a natureza – processos de significação’. Por fim, sob curadoria de Joselúzia de Azevedo Soares, na Casa de Cultura João Ribeiro estará a exposição do Acervo do Instituto de Tecnologia de Pesquisa de Sergipe.

Histórico

O Encontro Cultural de Laranjeiras surgiu há 36 anos a partir de uma quermesse criada para angariar fundos com o intuito de ajudar a população mais necessitada da cidade. Nesta quermesse, ocorria a exposição e venda de artesanato, apresentação dos grupos e venda de comidas típicas e lanches e a partir desta ideia que se formalizou, no mês de janeiro, coincidente com a Festa de Santos Reis, o Encontro Cultural de Laranjeiras, evento que reúne estudiosos, pesquisadores e brincantes populares de todo o país.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Irineu Fontes, o encontro tem tradição no Estado e é conhecido pelo grande público. “Este evento é realizado em um cenário exuberante, que exibe o maior número de manifestações folclóricas no Brasil. Para se ter uma ideia, este ano, tivemos a participação de mais de cem grupos folclóricos, exposições e shows de artistas sergipanos e nacionais já consagrados”, disse o secretário.

Confira a programação do simpósio que será realizado durante o evento:

05/01/12 (quinta-feira)

08h – Inscrições
08h30 – Acolhimento: As Catadoras de Mangaba
9h – Abertura
9h30 – Conferência de Abertura:
“Patrimônio Cultural: Consciência da Preservação
Prof. Salma Saddi (Iphan-GO)
11h – Debate
Mediação: Luiz Fernando Ribeiro Soutelo
Conselho Estadual de Cultura de Sergipe
12h – Almoço (livre)
14h – Painel 1: Patrimônio Cultural, turismo & mídia
A imagem do patrimônio imaterial e das festas populares na mídia; Turismo e a visibilidade do patrimônio imaterial; Espetacularização e Patrimonialização: os caminhos das festas populares.
Participantes:
– Juliano Carvalho (IPHAN-SE)
– Osvaldo Trigueiro (UFPB)
– Gabriela Nicolau Santos (ITPI)
– Liliam Mesquita (UFS)
Mediação: Christian Dennys Monteiro de Oliveira (UFC)
16h – Debate
16h45 – Encerramento: Banda de Pífanos Esquenta Muié

06/01/12 (sexta-feira)

08h30 – Acolhimento: D. Nadir da Mussuca

9h – Painel 2: Políticas Públicas e Patrimônio Cultural
Políticas federais, estaduais e municipais voltadas para o patrimônio: financiamentos e incentivos; Desafios institucionais.
Participantes:
Terezinha Alves de Oliva (IPHAN-SE)
Eloísa Galdino (Secretária de Estado da Cultura)
Irineu Fontes (Secretário Municipal de Cultura de Laranjeiras)
Marluce Falcão (Ponto de Cultura Na Trilha do Sertão ”Poço Redondo/SE)
Mediação: Maria Augusta Mundim Vargas (UFS)
11h – Debate
12h – Almoço (livre)
14h – Painel 3: Os sentidos das festas populares: religioso, sacro-profano e profano
Dimensão religiosa e sacroprofana das festas; Apropriação cultural e patrimonialização: múltiplas visões e diferentes rumos; A representação territorial
Participantes:
Fernando Aguiar (FJAV)
Alexandra Dumas (UFS)
Lélia Nunes (UFSC)
Mestre Deca (Cacumbi/Laranjeiras)
Mediação:
Aglaé Fontes (Pesquisadora, Secretária de Cultura de São Cristóvão-SE)
16h – Debate
16h45 – Encerramento: Vem Vem do Nordeste e  João Bezerra

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais