Sergipe realiza Encontro Estadual de Incentivo à Leitura

0

O encontro está sendo realizado na Biblioteca Epifânio Dória (Foto: Divulgação)

Está sendo realizado desde a última terça-feira, 18, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), o XIV Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo à leitura (Proler).

Com o tema ‘Por uma sociedade leitora: experiências, motivações, estratégias’, o encontro visa reunir profissionais da educação, comunicação, cultura e demais áreas envolvidas com a mediação da leitura para discutir e refletir a importância e o estímulo à leitura em diversos segmentos sociais.

O Comitê Sergipano do Proler conta com um trabalho voluntário de pessoas e instituições, seja por meio das Secretarias de Educação do Estado e do Município, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Tiradentes (UNIT), Prosarte: Contadores de histórias, SABED e SEGRASE.

De acordo com a diretora da Biblioteca, Sônia Carvalho, o objetivo do encontro é incentivar a leitura seja no âmbito familiar, escolar ou na sociedade. “Tentaremos fazer com que a sociedade tenha cada vez mais o hábito da leitura, que não é só por meio de livros, mas toda forma de obter conhecimento seja também por meio da internet”, destaca Sônia, ao acrescentar que o foco do evento é para os profissionais, uma vez que são eles os multiplicadores da leitura.

A diretora da Epifânio Dória, Sônia Carvalho

Para a secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Maria Antonieta Cunha, encontros como esses são importantes para a sociedade como um todo. “O Proler tem mais de 80 Comitês e o de Sergipe é um dos mais atuantes. Cada vez mais a sociedade está apostando na leitura como uma questão de segurança, saúde e cidadania e o encontro dá a possibilidade de se discutir as novas posturas quanto ao incentivo á leitura tanto aqui quanto em outros estados”, destaca  Antonieta.

Programa

O evento conta com palestras, mesas, conferências, minicursos, exposição e, principalmente, debates que valorizam a participação e a experiência do público no processo de formação de leitores.

Para o encerramento desta sexta-feira, dia 21, ocorrerá a partir das 17h a apresentação da Casa do Zé, que contará com o lançamento do CD “Dona carochinha e outras histórias”. A Casa do Zé é uma banda musical voltada para o público infantil, com  músicas de caráter lúdico e narrativas infantis.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários