Sucesso absoluto na Bienal do Livro em Itabaiana

0
Público diversificado prestigia Bienal em Itabaiana (Foto: Itnet)

A cidade de Itabaiana, distante 57 km da capital, Aracaju, respirou a sergipanidade no último fim de semana. No sábado, 29, a Associação Atlética da cidade foi cenário de um dos mais importantes e movimentados eventos culturais, despertando a curiosidade dos sergipanos para conhecer os seus próprios talentos: a Feira Bienal do Livro, que neste ano entrou, recheada de sucesso, em sua segunda edição.

Os organizadores saem eufóricos com o sucesso e já começam a preparar o espírito para a próxima versão que deverá acontecer em 2013, naquela cidade. Antes disso, porém, o Grupo de Cultura Visgo de Jaca já se articula para realizar a Bienal do Livro na cidade de Lagarto, na perspectiva de incentivar os lagartenses a conhecer os autores do Estado. A data ainda está pendente.

Durante a Bienal do Livro de Itabaiana, foram lançadas 33 obras de autores sergipanos, abrindo perspectiva de difusão do trabalho literário a partir da comercialização de cerca de 500 títulos. “Trata-se de um evento que reputo importante pelo espírito de se fazer cultura e pela capacidade de se realizar um evento deste porte, que ainda nem aconteceu em Aracaju”, observa o historiador e jornalista Luís Antonio Barreto, que coordenou os debates durante a Bienal, que contou com participação de representantes de diversas entidades, entre elas a Academia Sergipana de Letras, Associação Sergipana de Imprensa, Academia de Medicina e Grupos de Cultura do porte do Visgo de Jaca e Grande Itabaiana.

A Bienal de Itabaiana ganhou repercussão nas redes sociais. “A gente assiste a um renascimento cultural em Itabaiana”, considerou o jornalista Luciano Correia, presidente da Fundação Aperipê, que disseminou comentários positivos a respeito da Bienal nas redes sociais. “Estou muito orgulhoso de ter participado e, na medida do possível, ter dado minha pequena contribuição. Também feliz com a presença da nossa TV Aperipê, que, a exemplo do festival de cultura de Tobias Barreto, na semana passada, tem se inserido com firmeza (e o fará cada vez mais!) na vida cultural sergipana. Bravos itabaianenses!!”, postou Luciano Correia no facebook.

Por Cássia Santana

Comentários