Superintendência em Sergipe realiza Evento-Laranjeiras

(Foto: Divulgação)

Desde 1975 a cidade histórica de Laranjeiras, em Sergipe reúne, na primeira semana de janeiro, estudiosos, pesquisadores, estudantes, Mestres e Brincantes de folguedos, para debater e refletir sobre diferentes questões relativas ao folclore, à cultura popular e ao patrimônio imaterial.

De 03 a 06 de janeiro de 2012, como parte da programação do 37º Encontro Cultural de Laranjeiras, a Superintendência do IPHAN em Sergipe promove o evento Laranjeiras – Encontros, memórias e vivências. Marcando sua maior presença até hoje no Encontro, o Instituto propõe aos laranjeirenses e visitantes trocas e contatos intensos com a cidade e seu patrimônio, através de um conjunto de experiências.

Durante estes dias, a Oficina Escola de Laranjeiras, no Calçadão da Rua Getúlio Vargas, abrigará o painel interativo Memórias do Encontro, que recolherá e exporá, em atualização contínua, os depoimentos e imagens de todas as pessoas que se dispuserem a contar as suas histórias vinculadas ao Encontro Cultural. No mesmo lugar, haverá um quiosque de brincadeiras infantis tradicionais, e também o Desafio do Encontro – um jogo de perguntas, que distribuirá brindes àqueles que acertarem mais respostas.

Legenda

A programação inclui visitas guiadas Por dentro do Encontro, passando por espaços vitais do ciclo natalino de Laranjeiras, como a Igreja de São Benedito e as casas dos brincantes. Prevêem-se também visitas guiadas no evento O Cotinguiba dos Pescadores, em que se poderá conhecer o rio através do olhar e das falas de seus conhecedores tradicionais.

Mediante inscrição prévia, haverá uma vivência com a Chegança. Seu mestre, Zé Rolinha, apresentará a manifestação cultural e ensinará alguns cantos aos participantes, que poderão entendê-la melhor, a partir de sua própria experiência.

Outro ponto alto do evento será uma mesa de reflexões sobre o tema Memória e Patrimônio Imaterial, com falas de três especialistas no assunto: Célia Corsino, museóloga e Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN; Verônica Meneses Nunes, historiadora, professora do Núcleo de Museologia da UFS e diretora do Museu do Homem Sergipano; e Luciana de Araujo Aguiar, cientista social que desenvolveu pesquisa de mestrado na UFRJ tendo como assunto “Celebração e Estudo do Folclore Brasileiro: o Encontro Cultural de Laranjeiras”.

Além da significativa participação da Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial, Célia Corsino, no evento “Laranjeiras – Encontros, Memórias e Vivências, o IPHAN se fará presente na programação do Encontro Cultural de Laranjeiras através das falas de Salma Saddi, Superintendente do IPHAN em Goiás, de Terezinha Alves de Oliva, Superintendente do IPHAN em Sergipe e de Juliano Carvalho, arquiteto da Superintendência do IPHAN em Sergipe no Simpósio “Patrimônio Cultural, consciência da preservação” promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, do qual também participará Márcia Rollemberg,  ex-Diretora de Articulação e Fomento do IPHAN e atual Secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

Programação

Atividades abertas

De 03 a 06 de janeiro, das 8h30 às 17h30
Quiosque de brincadeiras infantis
Desafio do Encontro
Painel interativo Memórias do Encontro

03 de janeiro
8h: Abertura festiva pelas ruas da cidade

04 de janeiro
16h30min: Roda dos mestres.

05 de janeiro
8h30: Visita guiada Por dentro do Encontro
14h: Visita guiada O Cotinguiba dos Pescadores

06 de janeiro – Dia de Reis
8h30: Visita guiada Por dentro do Encontro
15h: Visita guiada O Cotinguiba dos Pescadores

Atividades mediante inscrição prévia e gratuita

03 de janeiro
Manhã:
8h: Acompanhamento da abertura festiva pelas ruas da cidade
10h: Vivência com a Chegança (1ª parte)
Tarde:
13h30min: Vivência com a Chegança (2ª parte)
16h: Visita guiada Por dentro do Encontro

04 de janeiro
Manhã:
8h30min: Mesa redonda: Laranjeiras – Memória e Patrimônio imaterial – Célia Corsino, Verônica Nunes e Luciana Aguiar.
11h: Acesso ao quiosque de brincadeiras, ao Desafio do Encontro, e ao painel Memórias do Encontro
Tarde:
13h30min: Visita guiada O Cotinguiba dos Pescadores
16h30min: Roda dos mestres.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais