TCE fará homenagem ao ministro Benjamin Zymler

Carlos Alberto (Foto: TCE /Cleverton Ribeiro)

O ministro Benjamin Zymler, atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), será a próxima personalidade nacional a receber o Colar do Mérito 'Gumercindo Bessa'. Assim decidiu o colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na sessão plenária desta quinta, 09, ao aprovar por unanimidade  a propositura do conselheiro-presidente Carlos Alberto Sobral de Souza.

"Essa homenagem se justifica pelo que representa Benjamin Zymler para as Cortes de Contas do país, sendo ele não apenas ministro do TCU, mas também presidente da instituição e mais do que isso, amigo de todos os Tribunais de Contas, especialmente de Sergipe, já que aqui esteve por várias vezes prestigiando nossos eventos. É importantíssimo mostrar ao ministro o reconhecimento pelas suas ações e atos", ressaltou o conselheiro Carlos Alberto.

Benjamin Zymler esteve na Corte de Contas sergipana no último dia 13 de abril, quando foi palestrante no 'II Seminário de Formação de Preço em Obras Públicas – Preço Justo, Obras Concluídas, Sociedade Atendida’. Na oportunidade ele ainda participou de uma entrevista coletiva onde atendeu à imprensa sergipana.

Desde que foi instituído em outubro de 1989 através do Ato N° 311 pelo então presidente do TCE/SE, conselheiro aposentado José Carlos Souza, o colar do mérito 'Gumercindo Bessa' vem sendo oferecido apenas a um seleto grupo de personalidades. A comenda de mais alta relevância da Corte de Contas de Sergipe homenageia aqueles que trabalham de forma idônea para construir um país justo e igualitário.

Um dos homenageados mais recentes foi o ex-presidente do TCU, ministro Ubiratan Diniz de Aguiar, que recebeu a medalha em junho do ano passado. Já a entrega da comenda ao ministro Benjamin Zymler ainda não tem data definida, mas deverá ocorrer no próximo mês de novembro.

Benjamin Zymler

Ministro do Tribunal de Contas da União desde 2001, onde ingressou no cargo de Ministro-Substituto em 1998, por meio de concurso público de provas e títulos. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, com vasta experiência em Direito Administrativo e Direito Constitucional. Ministrou cursos na Escola da Magistratura do Distrito Federal e Territórios, Escola da Magistratura do Trabalho, Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Instituto Superior de Brasília – IESB, Centro Universitário de Brasília – UniCeub, Instituto Serzedello Corrêa, entre outros.

É autor das obras “Direito Administrativo e Controle”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas", “Direito Administrativo” e “Política & Direito: uma visão autopoiética”. Formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME e em Direito pela Universidade de Brasília.

Fonte: Ascom TCE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais