Tudo pronto para a 43ª Festa da Laranja em Boquim

Evento costuma atrair centenas de sergipanos e turistas (Fotos: Divulgação prefeitura)

Na próxima semana começa a tradicional Festa da Laranja. Esperada por muitos sergipanos e além fronteiras estaduais, a 43ª. Festa da Laranja acontece de 30 de novembro a 04 de dezembro, em Boquim. “Estamos convidando todos os envolvidos para um aprofundamento maior sobre a situação da citricultura tanto sergipana quanto nacional, além de pensar as questões técnicas de interesse ao citricultor. Convidamos, inclusive, a uma melhor organização. Toda a cadeia produtiva precisa se organizar para os desafiadores anos vindouros, com mais potencialidades e mais clareza”, afirma o prefeito Pedro Barbosa.

A festa é um convite a produtores, técnicos e empresários a pensar e dialogar sobre a situação da citricultura, além de uma grande oportunidade para ricas trocas de experiência. Com o tema ‘Citricultura sergipana: organizar-se é preciso’, o evento reúne importantes nomes do cenário brasileiro, com direito ainda a convidados vindos de Portugal.

Prefeito Pedro Barbosa

Nesta edição, produtos e produtores dos 14 municípios que formam as regiões Sul e Centro-Sul sergipanos, estarão reunidos durante a I Feira de Agricultura Familiar da Região Sul e Centro-Sul de Sergipe, em comemoração ao 40º Dia do Citricultor.

“Vamos dialogar sobre o impacto do novo código florestal na região citrícola sergipana e também pretendemos trazer a compreensão ao produtor sergipano que a mudança começa em cada um de nós, para que possamos reorganizar a nossa produção de forma satisfatória, porque só assim podemos colher bons resultados”, diz o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura Jadilson Ribeiro.

O evento traz palestras técnicas, debates, cursos de capacitação, exposições de máquinas, implementos, insumos e defensivos agrícolas, além da feira com produtos e produtores agrícolas das Regiões Sul e Centro-Sul do Estado de Sergipe e a oportunidade de possibilitar a organização do setor citrícola.

Boquim é considerado berço da citricultura sergipana. Nela surgiram os primeiros plantios de variedade cítricas do Estado. Os pomares se expandiram para toda região Centro-Sul, consagrando Sergipe, nos anos 80, como maior produtor de laranja Norte e Nordeste do Brasil e o segundo maior produtor nacional.
Durante a Festa da Laranja também acontecem a coroação da Rainha da Laranja e a final da Copa Centro-Sul de Futsal, do Campeonato Municipal Dílson Santos Oliveira, gincana com catadores e carregadores de Laranja, concurso do maior consumidor de sucos e o 6ª Circuito de Ciclismo de Boquim, válida pela 9ª Etapa do Estadual de Ciclismo. Na programação festiva, a Banda Roupa Nova é a grande atração.

Fonte: Ascom Prefeitura Boquim

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais