UFS lança catálogos de arte

Catálogo deve ser lançado em maio
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) irá lançar em maio dois catálogos de arte como parte da comemoração de seus 40 anos de fundação. Um deles, o Mostra Brasileira de Arte Contemporânea, traz imagens da coleção de pinturas e esculturas da universidade. O outro, Uma História em Cartaz, conta a história do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) através de seus cartazes.

 

O catálogo Mostra Brasileira foi organizado pelo professor Djanildo Mota Moreno, chefe do Cultart, e traz 28 obras da pinacoteca da UFS. As obras foram doadas à universidade e são provenientes de vários Estados. A apresentação do livro ficou por conta do artista plástico Antonio Cruz e as fotos das obras são de Márcio Garcez.

 

A montagem da obra é de Daniel Gustavo Meneguz e Raimundo Alves de Oliveira. Entre as imagens catalogadas estão obras dos artistas Al Bano (GO), Antonio Lisboa (PE), Bené Santana (SE), Gilson Amaral (BA), Rosalian Garrido (MA), dentre outros.

 

Fasc

 

Uma História em Cartaz conta a história do festival que se iniciou em 1972 e teve sua última edição em 2005, sendo que foi organizado pela própria UFS até 1996 e depois pela prefeitura de São Cristóvão. O livro traz ainda um artigo sobre o Fasc assinado por João Oliva. Além de um texto da professora Rosane Bezerra que analisa a linguagem visual dos cartazes e a apresentação escrita pelo reitor da universidade, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

 

Dentre os artistas sergipanos que assinam a arte dos cartazes estão Rui Almeida, Carmem Barreto, Lineu Lins, Márcio Brito, Elias Santos, Adauto, e também instituições como a Editora Abril, a Bloch Editores e a Fundação Roberto Marinho.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais