Workshop debate os caminhos da arte contemporânea

0

Sanzia Pinheiro, ministrante do workshop (Foto: Ascom Sociedade Semear)

Entre os dias 18 e 20 de abril acontece na Sociedade Semear o workshop “Entre Percursos e Circuitos – Manobras da Arte”, ministrado pela pedagoga Sanzia Pinheiro, como parte do programa Rumos Artes Visuais 2011/2013, do Programa Itaú Cultural. O evento pretende debater os caminhos da arte contemporânea, contribuindo para a articulação, consolidação e/ou aprofundamento de um cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. O curso é voltado para profissionais das artes visuais – pesquisadores, estudantes, artistas, galeristas.

O workshop foi organizado pelos oito curadores viajantes da edição 2011/2013 do “Rumos Artes Visuais”. Seu maior objetivo é contribuir para a articulação e a consolidação de um cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. Para isso, oferecerá suporte na formação profissional de agentes do meio e base crítica para uma leitura qualitativa da produção atual, através de encontros com artistas e agentes culturais das cidades visitadas.

O curso acontecerá todos os três dias das 17 às 21 horas. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 03 de abril pelo telefone (79) 3214-5800 ou pelo e-mail culturaeartes@sociedadesemear.org.br

Programação:

1º dia: arte aqui
Conhecer e discutir a produção artística do local, lançando uma discussão acerca de sua conjuntura. A partir de um mapeamento do campo da arte da cidade (identificando artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas dentre outros), buscar compreender suas dinâmicas de desenvolvimento, localizando-o num contexto maior – o brasileiro – e discutindo, junto aos participantes, possíveis estratégias para seu agenciamento.

2º dia: arte hoje
Apresentar, com base nas discussões prévias acerca da produção artística local, interesses e questões diversas que têm permeado a atual produção em arte contemporânea, buscando paralelos entre esta e o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Este módulo tem caráter eminentemente histórico.

3º dia: arte, cultura e pensamento crítico
Localizar a produção artística à luz das reflexões sobre a cultura que são mais amplamente desenvolvidas por campos diversos, como o da arte, da filosofia, comunicação, antropologia, dentre outros. A partir da bibliografia indicada, promover discussões acerca de pontos nevrálgicos da produção em arte contemporânea, visando colaborar também para o adensamento do pensamento crítico acerca da arte produzida no local.

Fonte: Ascom/Sociedade Semear

Comentários