13º salário começa a ser pago nesta semana

Até o final desta semana os trabalhadores devem receber a primeira parcela do 13º salário que corresponde a, no mínimo, 50% do valor do benefício. A segunda metade tem que ser depositada até 20 de dezembro.

 

Caso a empresa não observe os prazos previstos na legislação, pagando a gratificação em atraso ou na falta de pagamento, será penalizada com uma multa administrativa no valor de R$ 170,16 por empregado contratado.

 

 

Calcule seu 13º

 

Para calcular o valor do 13º salário é preciso dividir o salário por 12 e multiplicar pelo número de meses que trabalhou, levando em conta o período de janeiro a dezembro do ano vigente. Caso tenha trabalhado o ano inteiro na empresa, o valor do 13º integral deverá ser igual à remuneração mensal. Se houver mudança de remuneração durante o ano, o cálculo deve ser feito com base no salário de dezembro.

 

Deve-se lembrar que o Imposto de Renda e o desconto do INSS também incidem sobre o 13º salário, mas os descontos são efetuados sobre o valor da segunda parcela. O FGTS é devido tanto na 1ª como na 2ª parcela.

 

Economia

 

Este ano, o pagamento do 13º salário representará a injeção de R$ 401 milhões na economia sergipana. De acordo com a estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 525 mil trabalhadores do Estado receberão o pagamento.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais