Veja dicas para economizar nas despesas de início de ano

Com a chegada de um novo ano, há sempre os velhos gastos conhecidos: IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares (Foto: Freepik)

Com a chegada de um novo ano, há sempre os velhos gastos conhecidos: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), além das matrículas e materiais escolares. Segundo o consultor financeiro, Márcio Souza, é preciso um planejamento financeiro rigoroso a médio e longo prazo para evitar dores de cabeça e não começar o ano no vermelho.

“As pessoas precisam entender que esses gastos adicionais são previsíveis”, diz logo de início o consultor Márcio Souza (Foto: arquivo pessoal)

“As pessoas precisam entender que esses gastos adicionais são previsíveis”, diz logo de início o consultor Márcio Souza. Dessa maneira, o correto é fazer planejamento lá atrás para chegar em janeiro com uma melhor organização financeira. Nada pode ser feito de uma hora para outra”, alerta Souza. Ele ainda dá três dicas para terminar o mês, e quem sabe o ano, no azul. São elas:

1) Optar por pagamentos à vista

Márcio salienta que alguns tributos, como IPTU e IPVA, oferecem um bom desconto no pagamento à vista. “Caso o trabalhador tenha a quantia disponível, é mais interessante efetuar o pagamento logo ao invés de optar por um parcelamento, por exemplo”, diz o consultor. Ainda segundo ele, a mesma lógica vale para a compra de materiais escolares. “Geralmente em compras à vista o consumidor pode negociar e conseguir um bom desconto. É a melhor opção ao invés de fazer uso do cartão de crédito”, avalia.

2) Planejamento financeiro

Para atravessar o mês de janeiro no azul o consultor Márcio Souza salienta a importância de ter um planejamento das finanças controlado. “É preciso que as pessoas criem o hábito de poupar”, diz. Na visão de Souza, muita gente tem uma ideia equivocada sobre economia. “Creio que a maioria pensa que só consegue poupar quem ganha mais, o que é um erro. A economia não está ligada ao volume de dinheiro, mas sim ao desejo de realizar algo”, explica.

Dessa maneira, ele orienta que as pessoas estipulem metas a médio e longo prazo. “Tendo algo em mente, isto é, um objetivo traçado, o caminho se torna mais fácil. Comece devagar, juntando o que puder por mês. Em breve você terá uma reserva para emergência ou até mesmo para segurar as despesas de início de ano”, afirma.

“Pague-se primeiro”

Outro conselho que Márcio dá diz respeito a um conceito econômico. “É importante que as pessoas “se paguem” primeiro antes de começar a pagar as contas. Inverter a lógica”, salienta. Márcio explica que o conceito é bem simples: reservar uma pequena quantia por mês antes mesmo de iniciar o pagamentos dos famosos boletos. “É preciso criar esse hábito e a partir dele ir juntando mês a mês o que puder. Ao final do ano, certamente a quantia economizada pode surpreender e auxiliar em outros projetos”, afirma.

por João Paulo Schneider 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais