4º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial em SE

0

Pela primeira vez na história, Sergipe sedia o debate internacional sobre desenvolvimento territorial. Com o apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), especialistas e representantes de governos de países ibero-americanos se reúnem em Aracaju nessa terça-feira, 24, para participar do 4º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial – Pensando o futuro das políticas públicas de desenvolvimento territorial.

A edição 2009 do evento, que termina em 27 de novembro, terá enfoque nos estudos temáticos orientados para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento para o Brasil Rural. A participação ao evento é gratuita e deve ser feita pela internet através do endereço eletrônico http://forumterritorial.se.gov.br/.

O fórum terá cinco painéis de discussão sobre políticas públicas de desenvolvimento territorial no Brasil e em outros países: Lições aprendidas a partir de uma análise comparativa; Gestão de políticas públicas de desenvolvimento territorial e suas relações com as novas institucionalidades de governança social; Gestão social dos territórios; Marco jurídico normativo para o desenvolvimento territorial e Sistemas de financiamento para projetos estratégicos territoriais de natureza multisetorial.

O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SDT/MDA -, Humberto Oliveira, participa da abertura e de uma mesa-redonda no último dia do evento para debater o futuro das políticas públicas de desenvolvimento territorial. A expectativa é que mais de 500 atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países ibero-americanos estejam presentes no encontro.

Além do secretário da SDT, estão confirmadas as presenças do professor da Escola de Altos Estudos Sociais de Paris, na França, Ignacy Sachs; o professor da Universidade de Córdoba, na Espanha, José Emilio Guerrero; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Alberto Broch; o gerente executivo da Diretoria de Desenvolvimento do Banco do Brasil, Paulo Frazão; o presidente do Comitê Americano de Direito Agrário, Ricardo Zeledón; o diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável do IICA, Carlos Jara, além do presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Renato Maluf.

O 4º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial é promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA – e tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial. O evento tem como parceiros o Ministério de Minas e Energia, o Banco do Brasil, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Comentários