Abono salarial: economista indica melhor forma de usar o benefício

Abono Salarial já está disponível para mais de 7,5 milhões de brasileiros (Foto: Marcello Casal Jr)

Os trabalhadores sergipanos nascidos entre os meses de março e junho já podem fazer o saque do Abono Salarial. O valor pode chegar a um salário mínimo. O Portal Infonet conversou com o economista Fernando Carvalho, que orientou os sergipanos a utilizar o benefício de maneira estratégica.

Fernando explica que antes de gastar o valor do abono salarial, as pessoas devem levar em consideração sua situação financeira. O especialista lembra que mesmo estando endividado, nem sempre a melhor opção é usar esse valor para pagar dívidas.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração, segundo o economista, é se o beneficiário está trabalhando ou tem outra fonte de renda. Se a resposta for não, a orientação é deixar esse dinheiro reservado para alguma eventualidade ou emergência.

“Se ele estiver trabalhando, é preferível fazer um levantamento de quanto ele está devendo e os juros incidentes nestes valores. Valerá a pena aproveitar esse dinheiro extra para quitar dívidas ou no mínimo diminuir as mesmas. Se a dívida e os juros forem muito altos a ponto do valor do abono salarial (um salário mínimo) não ser suficiente para amortizar a dívida ou diminuir os juros, a melhor opção é poupar esse dinheiro para alguma eventualidade”, aconselha.

O economista Fernando Carvalho orienta as pessoas a guardar o abono salarial para uma eventualidade (Foto: Arquivo Pessoal de Fernando Carvalho)

Para os consumidores que não tem dívidas, Fernando recomenda aplicar esse dinheiro numa poupança ou investir em algo que esteve necessitando, mas o especialista adverte que é preciso avaliar se esse bem é realmente indispensável e sempre fazer pesquisa de preço.

“É importante salientar que esse é um valor pequeno de um salário mínimo. Vivemos um período de alta constante nos preços e baixa atividade econômica. Portanto, na hora de consumir é bom ter em mente que eventualidades podem surgir, e com isso, antes de consumir, deve-se perguntar se aquele bem ou serviço é essencial. Se a resposta for não, melhor que não compre e aguarde um momento melhor. Se a resposta for sim, outro fator importante é a pesquisa de preço, ver se de fato aquele preço praticado pelo bem ou serviço é justo e o menor do mercado”, orienta.

Abono Salarial

O abono salarial 2020-2021, ano base 2019, para os trabalhadores nascidos entre os meses de março e junho já está disponível desde o último dia 9 de fevereiro para saque. De acordo com a Caixa, mais de 7,5 milhões trabalhadores terão direito ao saque do benefício nessa etapa do calendário, totalizando mais de R$ 5,9 bilhões em recursos disponibilizados.

O dinheiro foi depositado na conta corrente informada pelo trabalhador. Para quem não é cliente do banco, foi aberta uma conta poupança digital, gratuitamente, a mesma usada para pagar o auxílio emergencial.

Nos casos em que o valor do abono não possa ser creditado em conta existente ou na poupança digital, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências. Nessa modalidade, os recursos estão disponíveis desde a última quinta-feira, 11. O saque pode ser realizado até 30 de junho.

Tem direito ao abono salarial 2020/2021 o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais