Acese comemora 140 anos com programação extensa

Prédio da Acese foi recuperado durante gestão de Manuel Prado (Fotos: Portal Infonet)

A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) celebra neste sábado, 26, seu aniversário de 140 anos. Em sua trajetória, que contou com a participação de 45 presidentes, houve muitas conquistas em prol da classe empresarial e da população do Estado.

Na época de sua fundação, a cidade de Aracaju tinha apenas 17 anos de fundada, possuía pouco mais de 5 mil habitantes e cerca de 50 casas comerciais. Os empresários desejavam redução de tributos, acesso a crédito e melhoria na infraestrutura ferroviária e portuária. Por esses motivos se reuniram em uma associação que denominaram de Associação Comercial de Sergipe.

“A Acese, além de ser a entidade mais importante do Estado, é a mais antiga. Foi através dela que as outras instituições foram criadas. Da minha trajetória na Associação me recordo de dois acontecimentos que marcaram minha gestão, que foi a recuperação completa do prédio, que naquela época estava prestes a cair, e a recuperação institucional, pois o quadro de associados estava muito pequeno, e promovemos uma iniciativa que ajudou a multiplicar o número dos associados”, relembrou o ex-presidente Manuel Prado Vasconcelos Filho.

Albano Franco: "Acese tem peso e representatividade"

Albano Franco, que é um antigo associado, também fez boas menções a Acese. Para ele, a entidade fez e ainda faz história em Sergipe. “A Associação tem relevantes serviços prestados a Sergipe, e me sinto à vontade para falar sobre ela, pois já presidi a Federação das Indústrias do Estado. A Acese é uma entidade que tem peso, representatividade, e que teve uma importante participação em Sergipe no início da democracia do país”, ressaltou Albano.

Hoje

Atualmente, a Acese agrega mais de 600 associados, e é presidida pelo empresário Alexandre Santana Porto, sendo este o presidente mais jovem entre os 45 líderes que já ocuparam esta cadeira.

Alexandre ressaltou a importância da Associação em alguns fatos que marcaram a história brasileira. “Na época da 2ª Guerra Mundial e da gripe espanhola, a Acese sempre teve uma postura de apoio à sociedade. Além disso, ela sempre utilizou como bandeira a defesa da redução da carga tributária”, disse.

Lembrando que a Acese é uma entidade sem fins lucrativos e que tem por principio ser apartidária, Alexandre também falou de outros fatos que marcaram a trajetória da associação. “A Acese defendeu a lei geral da micro e pequena empresa, a fundação da câmara de mediação e arbitragem, que colaborou no sentido de facilitar a relação do empresário com a Justiça, e o projeto Empreender, que foi lançado recentemente com o objetivo de levar qualificação e gestão empresarial para as pequenas e microempresas, principalmente no interior do Estado, entre tantas outras”, enfatizou o presidente da Associação.

Alexandre Porto fala da presença da Acese na história dos sergipanos

Ativa

A Acese tem participação ativa nos conselhos dos quais faz parte, a exemplo do Conselho Deliberativo e Fiscal do Sebrae/SE, Conselho de Vogais da Junta Comercial de Sergipe, Conselho da Comunidade da Execução Penal entre outros.

Comemorações

A diretoria da Acese planejou várias ações em comemoração que serão realizadas ao longo de todo o ano. A programação oficial será lançada nesta sexta-feira, 25, em uma edição especial do Almoço com Negócios.

Atividades comemorativas também fazem parte da festa, a exemplo do cartão telefônico da OI; selo dos Correios; passeio ciclístico; edição especial do Prêmio Líderes e Vencedores; Prêmio de Jornalismo; Conselho da Mulher Empresária e restauração do octogenário prédio, sede da Acese.

Por Raquel Almeida e Monique Garcez 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais