Agricultores de quatro municípios receberão seguro do Garantia-Safra

0
Pouco mais de mil agricultores serão beneficiados (Foto: Seagri)

Agricultores familiares dos municípios de Frei Paulo, Aparecida, Pedra Mole e Tobias Barreto, que tiveram perda de mais de 50% da safra 2020, receberão o Garantia-Safra. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 16, pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

Segundo a pasta, o anúncio do benefício foi publicado pela Secretaria de Política Agrícola – órgão vinculado ao Ministério da Agricultura (SPA/MAPA), no dia 11 de fevereiro, no Diário Oficial da União.

O secretário da Seagri, André Bomfim, conta que o total de agricultores dos quatro municípios beneficiados é de 1.040. “O pagamento sai ainda este mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento do Bolsa Família na Caixa Econômica Federal de acordo com o NIS (Número de Identificação Social) ”, detalhou o secretário.

André Bomfim explica detalhes do programa (Foto: Seagri)

Ainda segundo André, o governo estadual fez um esforço importante para assegurar recursos financeiros de contrapartida para o Garantia-Safra. “Esta é uma ação importante de enfrentamento da seca realizada em parceria com o Governo Federal, com os municípios e os próprios agricultores. O Estado de Sergipe tem regularmente cumprido, com esforço, sua contrapartida e quitou o aporte de R$ 1,2 milhão no final de dezembro, garantindo que o benefício chegue aos agricultores cadastrados”, ressalta.

Chuvas 

Ainda segundo André Bomfim, o ano de 2020 foi um dos melhores anos de chuva, mas ainda assim, cinco municípios solicitaram acesso ao seguro por perda de safra. Destes, apenas Canindé de São Francisco não teve perda confirmada pelo Governo Federal com dados do INMETRO. No entanto, a análise está sendo feita através de outras variáveis fornecidas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inscrições para Safra 2021

O Estado de Sergipe tem 20 municípios que tradicionalmente participam do programa Garantia-Safra. O Governo Federal disponibilizou uma cota para cadastrar 25 mil agricultores. Em Sergipe, os 13 mil que se inscreveram em 2020 estão automaticamente cadastrados para a safra 2021, em razão de medida de facilitação adotada em razão da pandemia. Novas inscrições podem ser feitas nas secretarias da Agricultura dos municípios, até o dia 12 de abril. A confirmação da adesão ocorre com o pagamento da taxa de R$ 17 pelo agricultor, até o dia 20 de maio.

por João Paulo Schneider
Com informações da Seagri

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais