Agricultores de Umbaúba recebem sementes

0

Mais de 800 pequenos agricultores foram beneficiados (Foto: Ascom/Prefeitura de Umbaúba)

Os agricultores de Umbaúba estão empolgados para a nova colheita. É porque a Secretária Municipal de Agricultura, conjuntamente com a Empresa Sergipana de Desenvolvimento Agropecuário, já garantiu as sementes de milho para a próxima safra. A ação faz parte do Programa de Mecanização e Distribuição de Sementes/2011 do Governo do Estado e também conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No município, estão sendo atendidos com o beneficio mais de 800 pequenos produtores. As sementes foram entregues no povoado Matinha. “Todos os anos fazemos um café da manhã especial para o lançamento do Programa no Município. Em 2009, tínhamos um número pequeno de agricultores beneficiados. Em 2010, praticamente, dobramos e hoje a perspectiva é de atender um número ainda maior”, destaca o secretário de Agricultura, Edgar Cerqueira.

O secretário ressalta que todas as comunidades rurais do município receberão sementes. “Começamos no Matinha, mas vamos distribuir em todos os povoados do município. A previsão é de atender a todos, mesmo sabendo que muitos já plantaram o milho”, afirma Edgar, explicando que a semente distribuída é de ótima qualidade.

O agricultor Florêncio da Paixão espera colher logo o milho. “É uma ação muito boa porque atende as famílias mais carentes. Não tenho propriedade, mas planto na terra de um amigo e estou esperançoso com a safra, porque depois quero vender e garantir a ração dos animais”, diz o lavrador.

Veronúbio Ramos Gomes, que é produtor rural, é outro que está ansioso. “Tenho pouco mais de uma tarefa de terra e sei que este milho chegou em boa hora. Quero plantar para colher muito e estocar ração. A iniciativa é valida porque a comunidade precisa de ações como essa”, observa.  
 
Compromisso

Para o presidente da Associação do Desenvolvimento Comunitário do Povoado Matinha, Elenilton Silveira Amaro, a administração municipal vem cumprindo com o compromisso. “Há três anos que a distribuição das sementes corresponde com uma renda a mais para estes agricultores. Para o homem do campo isso é muito importante. A Prefeitura vem dando apoio a toda a comunidade e sem sombras de dúvidas, temos que reconhecer o empenho de toda a equipe”, agradece o cidadão.

Uns dos responsáveis pelo sucesso do trabalho é o técnico e chefe do escritório local da Emdagro, Carlos Augusto. Ele explica que a distribuição já acontece há muito tempo, mas que nos últimos anos, a ação tem ganhado mais destaque pela quantidade e qualidade das sementes distribuídas. “O apoio do prefeito Professor Anderson também tem colaborado bastante”, observa, frisando que cada produtor rural chega a receber até 10 quilos de semente, a depender do tamanho da propriedade.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Umbaúba

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais