Alimentos deixam de ser o vilão da inflação

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O preço dos alimentos, um dos vilões da inflação no início de 2011, desacelerou de dezembro para janeiro, mas o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) continuou a crescer, impulsionado pelo preço dos transportes, cada vez mais caros. O IPCA, índice oficial de inflação medido pelo IBGE, fechou janeiro em 0,56%, percentual acima do verificado em dezembro, de 0,50%.

No acumulado de 12 meses, a inflação ficou em 6,22%, o melhor resultado desde março de 011. O índice está abaixo do teto da meta oficial 96,5% para o ano), mas ainda distante do centro 94,5%). Ainda que o preço dos alimentos tenha registrado inflação de 0,86% em janeiro, o grupo teve percentual de alta inferior ao 1,23% observado um mês antes. O preço das carnes, que caiu 0,64% ante alta ode 4,11 no mês anterior, ajudou nessa desaceleração.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais