Alta Tecnologia: Banese investe na construção de Site Backup

Presidente do Banese, Saumíneo Nascimento conhece a estrutura (Foto: Janaína Santos)

O Banese está modernizando sua estrutura de Data Center, ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switchers, roteadores). Nesse sentido está construindo um novo e moderno Data Center Backup, que interligado ao Data Center Principal, vai permitir o espelhamento e  replicação de informações com total segurança contra agentes externos ou intempéries climáticas.

A iniciativa faz parte dos investimentos do Banese, desde 2007, na modernização de sua infraestrutura tecnológica, incluído o Data Center Principal e a construção do Data Center Backup, em fase final de conclusão nas dependências da Agência Antonio Carlos Franco, em frente ao Shopping Jardins. Os dois ambientes tecnológicos possuem equipamentos interligados por fibra ótica. Toda a estrutura é completamente espelhada e redundante, tanto do ponto de vista elétrico (subestações, geradores, e no breaks), quanto do ponto de vista de telecomunicações, operando em altíssima velocidade e em tempo real.

A medida visa garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o banco, assegurando assim a continuidade de negócios. Para isso foi construído no Data Center Backup uma sala Cofre, com acesso físico isolado e controlada por biometria. O espaço é um ambiente estanque, testado e certificado segundo normas internacionais, protegido contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, poeira, explosão, magnetismo e armas de fogo. Além disso, o espaço é dotado de infraestrutura de energia (grupo gerador) com capacidade de 500 KVA e 02 chillers de ar condicionado de 100 TR (equivalente a 2.400.000 BTU), trabalhando de forma redundante.

Novos Serviços

Segundo informações do Banese, a construção do Data Center Backup vai produzir um ambiente tecnológico que permite ao banco disponibilizar novos serviços com mais segurança, a exemplo do Canal de Atendimento via Celular (em fase de contratação e desenvolvimento) e o novo Internet Banking (em fase de desenvolvimento e com previsão de implantação para o final de 2011).

Para o banco quando a instituição disponibiliza um novo serviço, ele não está limitado só a sua rede de atendimento, está virtualmente sem limites. Principalmente com a inclusão digital da população, cada vez mais usando a Internet, usando o celular como dispositivo de acesso à rede mundial. O acesso simultâneo e instantâneo pode gerar uma explosão de uso do serviço do Data Center. A nova infraestrutura do Banese vai permitir novos produtos e serviços, tudo isso minimizando os riscos de indisponibilidade ou lentidão.

Parcerias

O Banese, a EMGETIS (Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação) e a SEFAZ, que também tinham projetos de datacenter em estudos chegaram a um consenso que a melhor abordagem seria o Convênio de Cooperação Técnica, onde o banco vai compartilhar seu Data Center Backup com o Governo para instalação do Data Center Principal da Emgetis e da SEFAZ, desfrutando, assim, os mesmos benefícios de uma infraestrutura robusta e dos investimentos em tecnologia realizados pelo Banese.

De acordo Rodrigo Corumba, Diretor Administrativo e de Tecnologia do Banese, esses investimentos vão proporcionar, nos próximos anos, mais segurança e continuidade nos serviços do banco, preservando, ainda mais, sua credibilidade. “A partir do segundo semestre estaremos com as duas infraestruturas operando 24 horas por dia, 7 dias nas semana. Esses investimentos são um marco em tecnologia para o Banese, o que existe de mais moderno dentro de normas e padrões internacionais de segurança e de qualidade. Um atesto da capacidade da equipe técnica que o Banese tem hoje para operar tecnologia bancária de altíssima qualidade e complexidade. Isso vai se refletir em resultados para os nossos clientes ao longo dos próximo meses e nos próximos anos”, afirmou Rodrigo Corumba.

Fonte: Ascom Banese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais