Alunos da Fundat mais perto do mercado de trabalho

Em dezembro próximo a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), da Prefeitura Municipal de Aracaju, forma sua última turma do ano. No total, 2.749 pessoas se formaram em 2009, totalizando 139 turmas nos 25 tipos de cursos de qualificação oferecidos pela Fundat. Boa parte desse contingente já sai direto para o mercado de trabalho, de acordo com o presidente da Fundação, Carlos Magno Costa Garcia.

É o caso de 12 alunas que estão participando do curso de camareira. A metade já está com emprego garantido e cinco começaram a estagiar em cinco hotéis de Aracaju. As aulas acontecem na Unidade de Qualificação do Bairro Santa Maria, núcleo da Fundat, e são realizadas por meio dos Projetos Técnicos Sociais, que são desenvolvidos naquele bairro por equipes de assistentes sociais e outros profissionais.

O desafio agora, segundo o presidente, é descobrir qual o percentual de alunos que já saem empregados após passarem pelos cursos de qualificação. “Estamos implantando um monitoramento para obter esses dados, mas nossa expectativa é que pelo menos 30% deles consigam emprego logo após a qualificação”, diz Carlos Magno.

Alunas do curso de manicure da Fundat (Foto: Ascom/Fundat)
Segundo Virgínia do Amor Divino, da assessoria de comunicação da Fundat, pelo menos 80% dos alunos são mulheres. “O critério para a inscrição em qualquer um dos cursos é que a pessoa tenha a partir de 16 anos e primeiro grau completo. Mas para alguns cursos, como o de informática avançada, existem outros critérios. A grande maioria dos alunos é mulher, cerca de 80% do total”, afirma Virgínia.

Ela explica, ainda, que os cursos mais procurados são os de informática, os de culinária, de atendimento ao cliente, telemarketing e cabeleireiro. Os cursos têm duração média de 100 horas, o que corresponde a aproximadamente um mês e meio de aulas. As turmas têm entre 20 e 25 alunos.

Inscrições

Com a formatura da última turma do ano no próximo mês, os cursos de qualificação da Fundat retornam em março de 2010, com basicamente a mesma variedade oferecida durante este ano. Virgínia do Amor Divino explica que as inscrições para a temporada de 2010 iniciam em março do ano que vem, e poderão ser feitas nas unidades de qualificação da Fundat situadas em seis bairros de Aracaju: Coroa do Meio, Santa Maria, Jardim Esperança, Santos Dumont, Porto Dantas e Jardim Centenário.

Ainda segundo ela, os cadastros também podem ser feitos nas associações de moradores parceiras da Fundat, que totalizam mais de 40 em toda a capital. A Fundat estuda, ainda, a possibilidade de disponibilizar as inscrições pela internet já para o ano que vem.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais