Analistas aumenta projeção da inflação oficial

A projeção de analistas de mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano subiu pela nona vez consecutiva e chegou a 5,24%, contra os 5,12% previstos na semana anterior. A estimativa consta do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC), com base em consulta a especialistas sobre os principais indicadores da economia.

O IPCA é o índice considerado pelo governo para definir a meta de inflação, que neste ano é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Apesar da projeção dos analistas estar acima do centro da meta, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, afirmou não conhecer “agendamento para uma mudança” na meta deste ano.

Meirelles também afirmou que o controle da inflação será feito pelo Banco Central com a taxa básica de juros, a Selic, e que o BC entregará ao país uma inflação condizente com a trajetória de metas.

De acordo com o boletim Focus, os analistas também esperam uma alta da Selic. A projeção para este ano passou de 13,25% para 13,50% ao final deste ano. Para 2009, a expectativa é que os juros caiam para 12,25% ao final do período, sendo que antes a projeção era de 12%. Atualmente, a Selic está em 11,75% ao ano.

Para o período de 12 meses, a projeção para o IPCA passou de 4,65% para 4,73%. No caso do IPC-Fipe, a estimativa passou de 4,31% para 4,42%. Para o IGP-DI, a elevação foi de 5,90% para 6,23%. Os analistas reduziram a projeção para o IGP-M, de 6,03% para 5,94%.

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais