Analistas projetam aumento da Selic em 0,75%

Analistas de mercado esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumente a taxa básica de juros, Selic, em 0,75%, na reunião que será realizada amanhã, 9, e quarta-feira, 10. A projeção consta do boletim Focus, publicação elaborada todas as semanas pelo Banco Central com base em consulta a analistas sobre os principais indicadores da economia.

Essa expectativa dos analistas é a mesma há cinco semanas. Neste ano, os juros básicos já aumentaram 1,75 ponto percentual e estão em 13% ao ano. Na última reunião, em julho, o aumento foi de 0,75 ponto percentual. Os analistas também mantiveram a projeção de 14,75% para a taxa ao final do ano, estimativa que se mantém há quatro semanas.

Mesmo com indicativos de que a inflação vá diminuir, os analistas só reduziram a projeção para a Selic referente a 2009. A expectativa passou de 14% para 13,75% ao ano. A Selic é usada pelo Banco Central para controlar a inflação.

Apesar de não esperar por menor aperto monetário neste ano, os analistas reduzem há seis semanas a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial usado pelo governo para medir a inflação. De uma semana para outra, a estimativa para o IPCA caiu de 6,32% para 6,27%. Para o próximo ano, se manteve em 5%.

A meta de inflação estabelecida pelo governo, para este ano e para 2009, é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais