Analistas projetam em 6,08% inflação anual, mostra pesquisa

A projeção de inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 5,80% para 6,08%, na 13ª alta consecutiva. A informação consta do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central, elaborada com base em pesquisa com analistas de mercado sobre os principais indicadores da economia.

 

A meta para a inflação neste ano estabelecida pelo governo é de 4,5% com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, a projeção dos analistas está próxima da margem máxima de 6,5% neste ano.

 

Para 2009, que também tem como centro da meta 4,5%, a projeção subiu de 4,63% para 4,78%. Em 12 meses, a estimativa para o IPCA é de 5,15%, sendo que na semana anterior a projeção era de 4,93%. Os analistas de mercado mantiveram a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, em 14,25%, ao final deste ano. Para 2009, no entanto, a estimativa passou de 12,75% para 13%.

 

O Comitê de Política Monetária (Copom), que fixa a taxa básica de juros a cada 45 dias, leva em consideração na hora de definir a Selic a trajetória e as expectativas de inflação. Neste ano, o Copom já aumentou a Selic em meio ponto percentual em cada uma das duas reuniões realizadas. A Selic está em 12,25%.

 

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais