Apicultura integrada e sustentável

Quem for a 63ª Exposição Agropecuária de Sergipe – Expoese – e quiser obter informações sobre como criar abelhas, não deve deixar de visitar o Espaço Apicultura Integrada e Sustentável – Apis. A Exposição esta sendo realizada no Parque João Cleofas e ficará aberta ao público até domingo, dia 14. Na sexta feira e no sábado, dias 12 e 13 de novembro, estará acontecendo no Espaço Apis uma palestra sobre a Formação da Rede Sergipana de Apicultura e Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

Também estarão sendo realizadas clinicas tecnológicas, onde serão abordados temas como escrituração zootécnica, produtos da colméia, alimentação artificial, divisão e união de enxames, comercialização dos produtos apícolas e organização dos apicultores. No Espaço APIS as pessoas também têm oportunidade de conhecer o Projeto de Apicultura Integrada e Sustentável, que é destinado a grupos organizados de pequenos apicultores e de micro e pequenas empresas da cadeia produtiva da apicultura, estruturado em três grandes blocos de ações.

A primeira ação é a “Articulação de Parcerias”, que visa buscar novos parceiros, além de estruturar, integrar, monitorar e apoiar a implantação de um conjunto de ações que possibilitem a realização de negócios. A proposta é gerar ocupação e renda por meio da apicultura, de forma sustentável e em espaços geográficos definidos. A segunda ação é a “Realização de Espaços APIS”, locais que concentram ofertas de soluções tecnológicas, gerenciais e de mercado.

A finalidade desses espaços é promover a realização de clínicas tecnológicas, rodadas de negócios, cursos, oficinas, consultorias, mostra de produtos derivados do mel, além da exposição de máquinas e equipamentos. A terceira ação é a “Promoção da Cultura da Cooperação”, onde são realizadas capacitações e consultorias para apoiar a formação de redes associativas empreendedoras, por meio da criação e fortalecimento de associações cooperativas e outras formas de ações coletivas.

O Espaço e o Projeto Apis estão sob a responsabilidade do Sebrae, através da Unidade de Desenvolvimento Setorial, em parceria com o Instituto Tecnológico de Pesquisa – ITP. Telefone (0xx79) 2106-7731.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais