Aposentados começam a receber parte 13° salário

O adiantamento de parte do 13º salário para aposentados e pensionistas injetará R$ 8 bilhões na economia nas próximas semanas, informou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Cerca de 23 milhões de segurados começaram a receber esta semana a primeira parcela do benefício.

O 13º salário será depositado de forma escalonada, até 8 de setembro. Os beneficiários interessados em conferir o valor do contracheque do mês podem consultar o extrato mensal de pagamento na página do Ministério da Previdência Social na internet. O abono é equivalente a 50% do valor do 13º salário.

A primeira parcela, esclarece o Ministério da Previdência, está livre de Imposto de Renda. Isso porque a legislação estabelece que o imposto só pode ser descontado em dezembro, quando o INSS pagará a segunda parcela.

Nem todos os segurados terão direito ao 13º salário. Segundo o INSS, 3,2 milhões de aposentados e pensionistas receberão apenas o benefício mensal. Entre as categorias de benefícios sem salário extra, estão a aposentadoria rural, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente e auxílio suplementar por acidente de trabalho.

Para quem passou a receber aposentadoria ou pensão depois de janeiro ou os segurados que ganham auxílio-doença, o abono será menor que 50%. Nesses casos, o INSS calcula a antecipação proporcional aos meses em que o benefício foi pago.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais