Arrecadação de impostos do governo cai 16,74%

A desaceleração no crescimento da economia trouxe impacto sobre a arrecadação da União. Segundo números divulgados há pouco pela Receita Federal, a arrecadação do governo federal somou R$ 54,729 bilhões em novembro, queda de 16,74% em relação a outubro e de 1,85% na comparação com o mesmo mês de 2007.

Essa variação leva em consideração a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A redução nas receitas do governo quebra a seqüência de recordes registrados na arrecadação federal. Pela primeira vez desde 2004, a Receita Federal registrou queda na arrecadação na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O resultado de novembro desacelerou o ritmo de crescimento da arrecadação no acumulado de 2008. Nos 11 primeiros meses do ano, a arrecadação somou R$ 633,4 bilhões. Até outubro, as receitas federais estavam 10,33% acima do registrado no mesmo período de 2007. Com a queda no último mês, o crescimento acumulado caiu para 9,16%.

Na comparação com novembro do ano passado, as principais quedas ocorreram em tributos que dependem diretamente dos lucros e dos salários. O Imposto de Renda da Pessoa Física caiu 36,10% no período. Para o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, a queda foi de 28,05%. A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) caiu 9,70%.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais