Assentados e Petrobras reafirmam parceria de produção

Famílias comemoram nova fase do convênio (Fotos: Portal Infonet)

Famílias do assentamento Jacaré-Curituba, localizado em Poço redondo, reuniram-se na nesta sexta-feira, 19, para assinatura da nova fase do convênio entre Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão de Sergipe (Cooprase) e o Programa de Estruturação Produtiva Agrícola. A iniciativa implementada pela Petrobras e a Petrobras Biocombustível, prevê ações de conscientização dos agricultores, análise de solos, diagnóstico socioeconômico, aquisição e aplicação de insumos e equipamentos e assistência técnica.

O presidente da Cooprase, João Gomes, explica que hás três anos os agricultores produzem, por meio do programa, oleaginosas (mamona e girassol) para as usinas de biodiesel da Companhia. “Este convênio trará máquinas para os agricultores e isso para nós é muito importante, porque possuímos apenas um trator para fazer os trabalhos de corte da terra, gradagem, plantio e colheita. Serão R$ 890 mil investidos na estruturação da nossa cooperativa e na recuperação do solo”, ressalta.

Presidente da Cooprase, João Gomes, destaca os benefícios do convênio

Ainda de acordo com João Gomes, a chegada das novas máquinas facilitará o plantio e aumentará a renda das famílias. “Quem trabalha com irrigação, assim como estas famílias, necessita ter a máquina para plantar na hora certa. Com apenas uma plantadeira, a única que temos que foi comprada em 2012, nós já percebemos que o plantio mecanizado é melhor pra nós. Este ano, já chegamos a 2400 kg/hectare, e antes só conseguíamos 300 ou 400 kg”, comenta o presidente.

O agricultor João de Oliveira afirma que sua vida melhorou depois que passou a cultivar girassol. “Tive vários benefícios, ainda mais porque trabalhamos com semente híbridas. A colheita passou de 100kg/hectare para 2800 kg e assim pude aumentar a renda do mês”, destaca.

Agricultor João Oliveira destaca que sua vida melhorou após o plantio do girassol

PBio

O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, não poupou elogios ao trabalho desenvolvido pelos agricultores do assentamento. De acordo com ele, no local há um alto grau de organização da produção. “Encontramos aqui parceiros, um verdadeiro time de agricultores organizados, dedicados, trabalhadores e preocupados em melhorar qualidade do seu trabalho buscando tecnologias e máquinas que ajudem no rendimento”, elogia.

Miguel Rosseto destaca a importância da parceria com os agricultores. “Aumentamos nossos investimentos e queremos ampliar nossa compra de girassol a partir do trabalho desenvolvido nesta região. Este material se transforma em óleo vegetal, base para produção desse combustível, e isso é muito importante para o país e para a região”.

Miguel ainda acrescenta que a Petrobras irá investir para melhorar a qualidade do solo. "Assim, ele terá mais tecnologia, e isso significa mais produtividade e mais renda para os trabalhadores”, complementa.

Presidente da Petrobras Combustível, Miguel Rosseto

Atualmente, diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, reafirma o compromisso do convênio no manejo do solo e incremento da renda familiar. "Estaremos contribuindo com o país e com o meio ambiente. Este projeto dará frutos para que no futuro, possamos assinar novos acordos, gerando emprego e renda e trazendo melhorias para vida do nosso povo", declara Eduardo Dutra.

Parceria

A parceria vai beneficiar 450 agricultores familiares, e indiretamente mais de 1,5 mil pessoas, alcançando uma área de cultivo de 900 hectares dos municípios de Poço Redondo, Canindé de São Francisco e Nossa senhora da Glória, na região do território do Alto Sertão de Sergipe.

Diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais