Atividade Industrial apresenta bom desempenho em janeiro

A Sondagem Industrial Mensal de janeiro de 2010 mostrou que o volume de produção das indústrias sergipanas situou-se um pouco acima da linha divisória dos 50 pontos, o que significa estabilidade em relação ao mês anterior. Já o indicador de volume da produção dos empresários do Nordeste ficou em 48,3 pontos e o do Brasil em 49,2 pontos, ou, seja, a pesquisa mostra que Sergipe apresentou situação mais favorável que a média regional e nacional, onde houve recuo no volume de produção.

Os empresários sergipanos afirmaram que, em janeiro de 2010, operaram com utilização da capacidade instalada (UCI) abaixo dos 50 pontos (47,7 pontos), o que significa que a indústria sergipana operou abaixo do usual para meses de janeiro. O mesmo aconteceu no nível regional e nacional, que também apresentaram indicadores abaixo dos 50 pontos, (47,6 e 48,3 pontos respectivamente).

O estoque de produtos finais das indústrias do Estado, no mês de janeiro de 2010, ficou acima do planejado, apresentando o indicador de quase 57 pontos. O mesmo não aconteceu no Nordeste e no Brasil, uma vez que estes empresários indicaram que seus estoques estavam abaixo do planejado, chegando a quase 46 pontos no caso dos médios empresários nordestinos.

Em fevereiro de 2010 os empresários sergipanos apresentaram expectativas positivas no que se refere aos próximos 06 (seis) meses. Há perspectiva de aumento da demanda pelos produtos e uma previsão de intensificação das compras de matérias-primas. Somente o indicador de exportações é que apresentou resultado abaixo dos 50 pontos, o que significa que as expectativas não são muito favoráveis em relação a este indicador. Os resultados para o Nordeste e para o Brasil demonstraram que apenas o pequeno empresário industrial é que nutre boas expectativas em relação à exportação.

Fonte: Fies

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais