Aumento do preço de fertilizantes influencia na produção agrícola

0

Gerente Antônio Carlos mostrando a saca de fertilizantes
A alta de preço dos produtos fertilizantes está influenciando nos custos dos produtos agrícolas no mercado alimentício. Isso pode explicar a alta dos valores de verduras, frutas e afins nesse negócio. O economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Diesse), Luís Moura, diz que os principais produtos atingidos são a cana-de-açúcar, soja, trigo e milho – ração para aves e suínos. 

Para quem observa os preços de janeiro a junho do produto se assusta, é o que aconteceu com o gerente de uma loja desse segmento, Antônio Carlos. “Os valores para 50kg de fertilizante é de R$ 52,25 em janeiro e em junho, esse mesmo produto é vendido por R$ 93”. O gerente conta que boa parte dos clientes são fazendeiros de grande e pequeno porte e que muitas vezes eles observam os preços, mas diz que a necessidade de comprar o produto é bem maior. 

O economista Luís Moura destaca que geralmente quando algum produto sofre alta no mercado, os

Economista Luís Moura

custos são repassados para o consumidor. “O impacto desses alimentos vão ser sentidos indiretamente no bolso do consumidor”, diz. O economista destaca a elevação do petróleo, por exemplo, que quando tem alguma variação, reflete nos derivados.

“O petróleo é a base de produção de uma série de produtos, inclusive o fertilizante. E recentemente o barril teve um aumento”, explica. Já o gerente Antônio Carlos aponta para completar a alta dos valores do fertilizante o fósforo. “A principal matéria-prima, o fósforo, tem tido significativo aumento, além dos produtos serem buscados fora de Sergipe”.

O economista Luís Moura destaca que 75% dos fertilizantes são necessários para a produção agrícola. Esse aumento gira em torno de 40%, o que realmente mostra a elevação dos preços.

Por Karinéia Cruz e Gabriela Amorim

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais