Autoescolas de SE tem até junho para implantar simulador

0
Autoescolas ainda não possuem simuladores (Foto: Divulgação Denatran)

As autoescolas de Sergipe ainda não começaram a utilizar o uso do Simulador de Direção Veicular obrigatório pelo Departamento Nacional de Transito (Denatran) para a habilitação na categoria “B”.

O prazo para a instalação dos simuladores se encerra no dia 30 de junho, segundo informou o presidente do Sindicato dos Proprietários de Autoescolas e Centro de Formação de Condutores do Estado de Sergipe, Humberto Nunes.

“A resolução do Contran continua de pé, mas há uma resolução no Congresso que contesta o uso dos simuladores e esperamos que ela seja aprovada. A questão é que não existe a oferta de simuladores no país, e se realmente ele [simulador] irá funcionar. Dia 23, fui convidado a ir ao Congresso Nacional participar de uma reunião na Comissão da Viação e Transportes para discutir os destinos da implantação dos simuladores no Brasil”, conta

O uso do equipamento vai complementar a formação dos condutores, permitindo sua exposição a situações virtuais sem comprometer a segurança e a integridade do motorista e de seu instrutor. Pela nova regra, após as aulas teóricas, os alunos deverão ter cinco horas de treinamento com o simulador para, só depois, começarem as aulas de direção nas ruas.

Carteira de habilitação

Quem se interessar em retirar a carteira tipo B, deve correr, já que o preço da habilitação aumentará em cerca de 30%. “Isso significa um aumento de R$ 300 na retirada da carteira que hoje está em média R$ 1000. Então, quem quiser pagar sem o aumento, tem até junho para se matricular”, afirma.

Detran

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação do Detran que informou que por enquanto, não há fiscalização sendo realizada pelo órgão, uma vez que tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei para extinguir a norma do Denatran que impõe os simuladores. O órgão aguarda um posicionamento a nível federal, para saber quais encaminhamentos serão dados.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais