Banco Central matém juros a 11,25% ao ano

0

O Comitê de Políticas Monetárias (Copom) divulgou no fim da tarde de ontem, 5, a manutenção da taxa básica de juros, Selic, em 11,25% ao ano. A taxa começou o ano em 13% e após sete reuniões do Copom baixou em mais de um ponto percentual. A previsão do mercado é de que haja mais uma queda em abril de 2008, dessa vez para 11%.

Segundo o Copom, a manutenção da taxa se fez necessária para que haja uma resposta do mercado ás constantes baixas sofridas sucessivamente. A próxima reunião acontece no M~es de janeiro de 2008.

A definição da taxa de juros é feita com base nas metas da governo para a inflação. Os atuais planos do governo estabelecem 4,5%, tendo como referência o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O IBGE divulgou hoje, 6, que o IPCA de novembro variou em 0,38% ficando em 3,68%.

Para o economista Lion Schuster a atual política econômica do BC segue por um caminho errôneo. “O Banco central está privilegiando a atuação de um capital especulativo no país, em detrimento de um capital de produção. Isso pode gerar uma instabilidade econômica”, explica Schuster.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais