Banco Central matém juros a 11,25% ao ano

O Comitê de Políticas Monetárias (Copom) divulgou no fim da tarde de ontem, 5, a manutenção da taxa básica de juros, Selic, em 11,25% ao ano. A taxa começou o ano em 13% e após sete reuniões do Copom baixou em mais de um ponto percentual. A previsão do mercado é de que haja mais uma queda em abril de 2008, dessa vez para 11%.

Segundo o Copom, a manutenção da taxa se fez necessária para que haja uma resposta do mercado ás constantes baixas sofridas sucessivamente. A próxima reunião acontece no M~es de janeiro de 2008.

A definição da taxa de juros é feita com base nas metas da governo para a inflação. Os atuais planos do governo estabelecem 4,5%, tendo como referência o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O IBGE divulgou hoje, 6, que o IPCA de novembro variou em 0,38% ficando em 3,68%.

Para o economista Lion Schuster a atual política econômica do BC segue por um caminho errôneo. “O Banco central está privilegiando a atuação de um capital especulativo no país, em detrimento de um capital de produção. Isso pode gerar uma instabilidade econômica”, explica Schuster.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais