BC quer intensificar fiscalização de tarifas bancárias

Banco Central / Foto: Marcello Casal – ABr
O Banco Central promete aumentar, neste ano, a fiscalização das instituições financeiras quanto ao cumprimento das regras estabelecidas no final do ano passado sobre tarifas bancárias pelo Conselho Monetário Nacional. No moment, estão sendo fiscalizados cinco bancos sobre o cumprimento das regras.

 

Outros 22 que ainda não foram fiscalizados, vão receber os inspetores do BC neste ano. Além disso, 11 instituições financeiras já fiscalizadas vão voltar a receber a visita dos técnicos no segundo semestre de 2008.

 

Ontem, 3, entrou em vigor o chamado Custo Efetivo Total (CET), a nova regra válida para financiamentos de pessoas físicas. Por essa regra, em todas as operações de crédito as instituições financeiras devem informar em uma única taxa o custo total do produto, considerando juros, tributos, tarifas (como a de abertura de crédito), seguros e outras despesas cobradas dos clientes.

 

Além de verificar as novas regras, dentre elas a de tarifas bancárias que entra em vigor dia 30 de abril, os inspetores também verificam normas antigas e o atendimento de reclamações de clientes específicas para cada instituição. No caso de instituições que deixarem de cumprir as regras a punição pode ser multa, advertência e até afastamento de diretor responsável.

 

O primeiro passo no caso de descumprimento das regras é procurar a própria instituição financeira e fazer a reclamação. Em último caso, o cliente deve procurar o Banco Central para reclamar, através do telefone 0800 979 2345.

 

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais