Bússola permite avaliar viabilidade do negócio

Ferramenta faz levantamento para futuros empresários (Foto: Sebrae)

Quem sonha com a possibilidade de abrir o próprio negócio sabe que é necessário estar munido de uma série de informações para garantir o sucesso da empresa. Dados sobre presença de concorrentes, mercado consumidor e fornecedores são essenciais na análise de viabilidade do empreendimento, diminuindo assim os riscos de sua implantação.

Esse levantamento pode ser obtido gratuitamente pelos futuros empresários. O Sebrae disponibiliza aos cidadãos uma ferramenta de geoprocessamento que permite a elaboração de consultas, relatórios e mapas, contribuindo para que eles conheçam melhor o ambiente em que a empresa pretende se inserir.

Denominado ‘Bússola Sebrae’, o serviço oferece conhecimentos sobre o perfil populacional de mais de mil municípios (características de renda, escolaridade, posse de bens) e a presença de 5,3 milhões de empresas por ramos de atividade (localização no mapa das companhias de um determinado segmento). De posse desses dados, o empresário pode avaliar se vale a pena ou não abrir o estabelecimento em uma determinada região.

A ferramenta utiliza as informações coletadas e atualizadas por órgãos como o IBGE, Fundação Getúlio Vargas, Ministério do Trabalho, Banco Central e Dieese. Por meio da avaliação espacial o empreendedor pode direcionar campanhas junto ao mercado de atuação da empresa, assegurar melhor a seleção de insumos, fornecedores e distribuidores e estudar o perfil de clientes e concorrentes.

“Além dos candidatos a empresários, o Bussola também pode ser utilizado por aqueles que já estão no mercado, já que os levantamentos obtidos também podem ajudá-los a alavancar suas vendas, fidelizar consumidores ou alterar as características dos produtos e serviços oferecidos”, explica o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos.

Os proprietários de micro e pequenas empresas podem fazer uso do serviço por meio do endereço eletrônico www.bussola.sebrae.com.br. Já as pessoas físicas podem comparecer à Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, localizado na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América, ou em um dos escritórios da entidade em Lagarto, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e  Propriá.

Fonte: Ascom Sebrae

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais