Café com Negócios discute Turismo

Zé Roberto destaca o crescimento do setor (Fotos: Portal Infonet)
O Turismo em Sergipe foi discutido na manhã desta sexta-feira, 8, durante a Primeira Edição 2011 do Café com Negócios, realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Na ocasião, o presidente da Empresa Sergipana de Turismo, José Roberto de Lima e o Secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, destacaram a evolução do setor.

De acordo com José Roberto, o turismo em Sergipe cresceu 14% de 2004 a 2006. De 2007 a 2009, o crescimento foi de 34%. “É fruto do crescimento da economia brasileira, mas também é resultado da divulgação do Estado de Sergipe em relação a outros estados. O turismo de Sergipe não é um problema da quantidade de turistas que chegam aqui, mas de

Elber Filho fala sobre ações à frente da pasta
perfil de quem chega aqui. Grande parte dos turistas vinham a negócios e agora os números já mostram a evolução do turismo de lazer”, ressalta.

José Roberto disse ainda que a oferta hoteleira cresceu e a geração de emprego também. “De 2007 a 2010, foram 5 mil e 500 novos empregos na área de turismo. Só quem gerou mais emprego do que o turismo foi a Construção Civil. O turismo é o terceiro setor que mais gerou emprego”, comemora.

O presidente da Emsetur falou ainda sobre o Café com o trade realizado nos hotéis de Aracaju visando discutir as ações do turismo em Sergipe. “Se errarmos, erramos em conjunto e se acertarmos também será em conjunto. A Emsetur não pode ser culpada de a cerveja estar sendo servida quente nos bares e o caldinho de feijão estar demorando para chegar. Isso é uma questão de amadorismo. Tem hotéis que nem possuem sites ou gerentes comerciais. O Governo não vai poder pegar o turista na Bahia e colocar dentro dos hotéis de Sergipe”, desabafa.

Desafios

Já o novo secretário de Turismo, Elber Filho, falou sobre os desafios à frente da Pasta. De acordo com ele, uma das principais propostas será a interlocução com os Governos Estadual, Municipal. “Não há uma interlocução com os governos municipais. E nós estaremos conscientizando os municípios beneficiários da importância dos investimentos na área do turismo”, enfatiza.

Elber disse ainda que sua administração à frente da Secretaria de Turismo será voltada para a política de desenvolvimento e combate à pobreza e também da inclusão social pelo turismo.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais