Campo da Petrobras em Carmópolis completa 45 anos de produção

Nesta sexta-feira, 15, o Campo da exploração de petróleo da Petrobras em Carmópolis, completa 45 anos. Em 1963 um novo capítulo foi escrito na história do Estado de Sergipe com a descoberta do maior campo terrestre do país em volume recuperável de óleo do Brasil, localizado na Fazenda Mercês, em Carmópolis. A descoberta do Campo de Carmópolis foi resultado de sucessivas pesquisas em nossa bacia sedimentar, iniciadas em 1955 pelo corpo técnico da recém-criada Petrobras.

O campo de Carmópolis trouxe grandes investimentos ao longo dos anos, que resultaram na vinda de um significativo número de técnicos para o Estado incentivando o mercado imobiliário, além do aumento de vendas no comércio e em outras atividades como serviços médicos, escolas e prestação de serviços especializados.

Hoje, 45 anos depois, estão em operação no Campo de Produção de Carmópolis com mais de 1000 poços que são responsáveis por 80% da produção da Unidade de Produção em Sergipe, abrangendo os municípios de Carmópolis, Japaratuba, Gal. Maynard, Maruim, Rosário do Catete e Santo Amaro das Brotas, gerando milhões em royalties para esses municípios. Sua produção atual é de 42000 e com os investimentos a serem realizados nos próximos anos, a produção alcançará a marca de 54000 barris por dia.

Exploração, perfuração e sondagem

Hoje o Campo de Carmópolis tem como característica o investimento de projetos de recuperação avançada de petróleo, a exemplo da injeção de vapor e da reinjeção de água produzida . A atividade de exploração é realizada a partir de estudos geológicos com as mais avançadas técnicas existentes, utilizando a mais moderna tecnologia mundial em perfuração direcional e horizontal que além de reduzir custos operacionais, contribuem para uma maior produtividade e efetividade.

Modernas técnicas de perfuração como a utilização de novos fluídos , que eleminam o problema de estabilização, evitando, assim, a perda do poço durante a operação, com a utilização dos mais novos métodos de contemplação que impossibilita os danos à formação.

Estão instaladas no Campo : uma unidade de dessulfurização, uma unidade de processamento de gás natural, sete estações de injeção de água, nove estações coletoras de óleo, uma estação de compressores e uma estação de água produzida.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais