Campo de Carmópolis está sendo revitalizado

O primeiro poço petrolífero sergipano foi descoberto em Carmópolis em 1963. De lá para cá, o campo já deu o que tinha que dar e a Petrobras parecia tê-lo relegado a segundo plano, até porque a prioridade era a exploração em alto-mar, com uma qualidade de óleo bem mais expressiva.

 

Há algum tempo, chegou-se mesmo a falar que a empresa venderia esses poços para a iniciativa privada porque a ela não interessaria fazer mais investimentos no local. Não é o que está acontecendo agora. Nove poços do campo de Carmópolis estão sendo revitalizados e o pico desta produção deverá ocorrer entre 2012 e 2013, quando então Carmópolis estará produzindo a mais em torno de 10 mil barris/dia.

 

São poços em terra, com uma profundidade de 700 a 750 metros. Um técnico da Petrobras disse ao escriba que a cotação atual do barril de petróleo, que esta semana quase bateu os 100 dólares, compensa os investimentos que estão sendo feitos em Carmópolis e em outras áreas no País.  

 

Por Ivan Valença         

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais