Carga tributária no Brasil é muito alta

Mais do que uma derrota do governo, a extinção da CPMF foi uma vitória da sociedade, do contribuinte brasileiro que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o IBPT, trabalha 146 dias por ano só para pagar impostos, o equivalente a 40% do rendimento anual proveniente do trabalho. Como é do conhecimento geral, o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, atualmente próxima de 40% do PIB, considerada pelos especialistas como um dos fatores que vem impedindo o crescimento econômico do País a taxas elevadas.

Há tempos que a sociedade clama por uma reforma tributária capaz de racionalizar a cobrança de impostos, isentar a produção que cria empregos e renda e focar a tributação no consumo, nos serviços, na progressividade da renda, no comércio exterior e na propriedade, notadamente a urbana, como faz os países desenvolvidos.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais