Centrais sindicais discutem negociações coletivas

0
Evento discutiu negociações coletivas, crescimento e salários (Foto: Portal Infonet)

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatistica e Estudos Socioeconômicos) e as Centrais Sindicais realizaram na manhã desta quinta-feira, 6, a VIII Jornada Nacional de Debates. Na oportunidade foram discutidas negociações coletivas, crescimento e salários.

Para a economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Bahia (Dieese-BA), Ana Georgina, os movimentos grevistas do setor privados cresceu em cerca de 54% no ano passado em relação às greves dos servidores municipais e estaduais. “A gente pode com certeza afirmar que hoje os trabalhadores estão se mobilizando mais por conta da própria conjuntura. Há realmente uma mobilização maior por parte dos trabalhadores”, disse.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Sergipe (SEEB), Carlos Souza explicou que a Jornada Nacional de Debates, tem como objetivo analisar as conjunturas econômicas e política com vistas a orientar e dar subsídios para movimento sindical nas negociações salariais de 2013.

“Nós vamos discutir processos de negociação das categorias e abordar a questão de comportamento da economia brasileira, que trará a questão do peso do trabalho na renda nacional. Quanto o trabalho corresponde e se apropria da riqueza nacional. Houve um aviltamento dos salários dos trabalhadores brasileiros. No Brasil estamos experimentando índices muito reduzidos na ordem de 5% de desemprego isso é algo muito significativo”, explicou Souza.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais