Cidades são destaques na produção de acerola

A acerola, que está atualmente em segundo lugar no ranking de alimentos com o maior teor de vitamina C, tem uma grande produção em Sergipe. Um dos locais onde seu cultivo vem crescendo é no perímetro irrigado Jacarecica II, localizado nas cidades de Malhador e Riachuelo. No perímetro, gerenciado pela Secretaria de Estado da Agricultura, através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), a fruta ganha destaque por ser um dos maiores cultivos contidos nos lotes irrigados.

Para o produtor José Ademilson de Almeida dos Santos, que está no perímetro há três anos e possui um lote irrigado, o que vem fazendo do cultivo da acerola um dos melhores do perímetro é a qualidade do solo e do clima. “O clima do Nordeste ajuda muito na produção e hoje temos boas condições de plantio porque trabalhamos com um solo melhor”, explica o agricultor.

Ademilson conta que a produção no perímetro não é apenas uma fonte de lucro, mas de emprego, uma vez que é um tipo de plantio que exige muita mão de obra. “Aqui no meu lote trabalham dez pessoas. Elas são divididas na limpeza, adubação e pulverização. São, ao todo, 1,2 mil pés de acerola e não daria para trabalhar sozinho”, diz.

Segundo o agricultor, a colheita da fruta é tão boa que, por semana, são retirados dos pés de aceroleira cerca de 40 a 50 caixas, sendo todas vendidas para os mercados em Aracaju. “Tudo o que produzimos aqui é vendido para a capital, nada é desperdiçado. O que não mandamos para Aracaju, vendemos para feiras aqui próximas,” esclarece.

José Ademilson afirma ainda que a produtividade está tão boa que sua renda chega a R$ 3,5 mil por mês. “Não tenho do que reclamar em relação a dinheiro. Moro aqui com a minha família vivemos do lucro que tenho aqui e, graças a Deus, na medida do possível, vivemos muito bem. E esse é o valor líquido, depois que pago todas as despesas com a plantação”, ressalta.

Segundo o chefe do perímetro, Erotildes Jesus, o caso de Ademilson não é único. “Todos que estão investindo na citricultura irrigada aqui no perímetro estão tendo bons lucros. O trabalho da Cohidro é garantir assistência técnica e água para que a produtividade seja excelente durante todo o ano. Investir no pequeno agricultor e garantir renda e qualidade no campo é o objetivo principal de quem atua no Jacarecica II”, afirma.

Benefícios


A acerola é um fruto rico em vitaminas A e C que pode ser utilizada como suco, sorvete, geleia, compota, licor e conserva. É indicada na dieta de bebês, crianças, adolescentes, gestantes, mães que estejam amamentando, idosos ou portadores de processos infecciosos como gripe, resfriado e também em estado de inflamações e sangramentos das gengivas.

A necessidade do fruto varia de acordo com a idade. Sendo assim, enquanto uma criança deve consumir pelo menos uma fruta por dia, o consumo de um adulto ou idoso pode chegar a três ou quatro acerolas ao dia.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais