CNI revela primeiro semestre tenebroso para a indústria

De janeiro a junho, a queda do faturamento ficou 11,5% (Foto: Arquivo Infonet)

A Confederação Nacional da Indústria lançou no primeiro dia do mês corrente sua pesquisa de Indicadores Industriais relacionada ao período de Junho. E o balanço do semestre ficou bastante insatisfatório. De janeiro a junho, a queda do faturamento real das indústrias ficou 11,5% menor que do mesmo período de 2015. Além disso, as horas trabalhadas caíram 9,6%, a massa real de salários diminuiu 9,9% e o rendimento médio do trabalhador recuou 0,8%. Além disso, a capacidade industrial utilizada está 1,2 % menor que em junho do ano passado.

Em junho, os números melhoraram um pouco com relação a maio. Mas ainda não dá pra comemorar. O faturamento da indústria cresceu 2 % se comparado ao mês anterior, as horas trabalhadas aumentaram 0,2% e a capacidade instalada aumento 0,3% chegando a 77,4% do total. Mas ainda assim, persiste uma queda de 0,6% no emprego na indústria, sendo a 17ª queda consecutiva desse índice.

A saída da crise e a retomada do crescimento da indústria e da economia dependem de ações e reformas que resgatem a confiança dos empresários e criem um ambiente mais propício aos investimentos, à produção e à criação de empregos, avalia o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Esse é o pensamento de todo setor produtivo nacional, inclusive da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe. Que os números comecem a melhorar a partir de agora e o governo apresente soluções para esse péssimo momento vivido pela indústria, por causa dessa crise instalada em nosso país.

Fonte: UNICOM/FIES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais