Cohidro assina convênio com a Care

Parceria é registrada em documento (Fotos: Divulgação Cohidro)

A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), ciente de sua responsabilidade social e da referência que é com o trabalho que realiza em todo o Estado, deu um importante passo na manhã desta terça-feira, 20, com a assinatura de um convênio para a doação de material para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). Através da iniciativa, serão doados à cooperativa papéis e materiais plásticos descartados pela empresa. A Care atende a 71 famílias da comunidade do bairro Santa Maria, zona Sul de Aracaju.

Em visita ao galpão da Care, o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, ficou impressionado com o trabalho realizado pela cooperativa. “Conhecia a atuação da Care, mas esta é a primeira oportunidade que tenho de visitar as instalações. Estou encantado com o que encontrei por aqui. Eles têm uma força, uma determinação, e um espírito de organização que me impressionam. Além do mais, tiram o sustento através de uma atividade louvável, que é a de livrar o meio ambiente desse excesso de lixo. Estão de parabéns”, entusiasma-se Bodano, ressaltando que a Cohidro está orgulhosa em firmar parceria com a cooperativa.

Presidente da Cohidro, Mardoquei Bodano em visita à Cooperativa

Márcia Nascimento Souza, chefe da Divisão de Bem Estar Social (Dibem) da Cohidro, afirma que a iniciativa busca, dentre outros objetivos, contribuir para uma transformação social. “Penso que a Cohidro tem sua responsabilidade nesse âmbito como grande empresa que é. Cada vez que ela contribui de alguma forma com o desenvolvimento da sociedade ela mostra que, se cada um fizer sua parte, teremos o mundo melhor’, acredita.

Ainda segundo Márcia, essa parceria foi proposta pela assessora de comunicação Gleice Queiroz onde reflete as mudanças que tem acontecido na empresa. “O trabalho da Cohidro sempre foi focado nos perímetros irrigados no interior do Estado e nos produtos cultivados nesses perímetros. Mas, com as mudanças positivas que vivemos na companhia, começamos a perceber que a Cohidro também tem responsabilidade com a população da capital, e o convênio com a Care nos aproxima mais da comunidade aracajuana”, declara a chefe da Dibem, completando que todos os servidores e funcionários serão treinados para colaborar na seleção e separação do material a ser doado. “É um trabalho de conscientização”, destaca.

Importância das doações

Em 2011 a Care completou 12 anos de existência. A cooperativa teve início com um grupo de 20 famílias beneficiadas. Hoje, 71 já deixaram os lixões e adquiriram novas perspectivas de vida. Mas, para ter sua renda garantira, os agentes autônomos contam com doações de grandes empresas, dentre elas a Cohidro. No total, 32 instituições contribuem com o trabalho da Care.

Segundo a diretora administrativa da instituição, Vaneide Ribeiro, quanto maior o número de doações de material para a reciclagem, maior a quantidade de famílias que podem se juntar à cooperativa. “Atualmente, 71 famílias fazem parte da cooperativa, mas esse número poderia chegar a 100 caso tivéssemos mais doações. Nós temos espaço físico e estrutura para abranger outras famílias, só não temos ainda a quantidade de material necessária para todas elas trabalharem, e para que o lucro seja dividido igualmente sem prejuízo pra ninguém”, explica a diretora.

O presidente da Care, Gilberto das Virgens, parabenizou a Cohidro e torce para que a iniciativa desperte o interesse de outras empresas. “Cada 1,5t de papel que recebemos, representa que mais uma família pode deixar o lixão e se juntar à cooperativa. Agradeço à Cohidro pela parceria firmada e minha expectativa é que outras empresas de grande porte passem a contribuir com a doação de material”, disse o presidente, ressaltando que cada empresa colaboradora recebe, ao final do mês, um documento que atesta quanto material foi doado e quanto as doações reverteram em lucro para a cooperativa.

Futura parceria

Na ocasião da assinatura do convênio, a comitiva da Cohidro visitou o projeto Recriarte – Reforço Escolar Criativo – mantido pela Care e que atende aos filhos dos cooperados e crianças da comunidade. O projeto, que dá assistência a 120 crianças no turno oposto ao das aulas, completou 10 anos e vai comemorar, em breve, um ano da inauguração do novo prédio, mais amplo e moderno. Durante a visita, Mardoqueu anunciou que a Cohidro pretende firmar nova parceria com a Care no futuro.

“Nossa Divisão de Agronegócios já está se mobilizando para que a Care seja contemplada, através da Cohidro e do Governo do Estado, com o projeto Frutos da Terra, que corresponde ao Programa de Aquisição de Alimentos da Conab. Dessa forma, os alimentos produzidos em nossos períodos serão comprados pela Conab e doados à cooperativa”, antecipa Bodano.

Segundo a coordenadora pedagógica do Recriarte, Patrícia Melo, os alimentos produzidos nos perímetros da Cohidro vão possibilitar que as crianças tenham uma alimentação mais saudável. “Vai ser uma ótima parceria. Essas crianças não tem o hábito de consumir frutas e verduras, e com essas futuras doações nós poderemos introduzir esses alimentos no cardápio, bem como estimular hábitos alimentares mais saudáveis entre eles”, projeta a coordenadora.

Fonte: Ascom Cohidro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais