Comércio se prepara para aumento das vendas

0

Lojas começam a ser decoradas para atrair clientes
Quando chega novembro as lojas do centro comercial começam a se preparar para receber um maior fluxo de consumidores. Para estimular as vendas de final de ano eles apostam no capricho da decoração. São árvores de natal, papais-noéis, pisca-piscas, muito brilho e criatividade tudo para atrair o consumidor.

Para o gerente de uma loja de confecções, Ricardo Melo, investir em decoração dá retorno. “Nós gastamos em média uns três mil reais em decoração externa e interna. É uma despesa grande, mas com certeza é um atrativo a mais para as pessoas”, afirma Ricardo, acrescentando que a partir do final do mês de novembro a loja deve abrir aos domingos para garantir maiores vendas.

Ricardo conta que investimento vale a pena
Algumas lojas ainda não começaram a decorar o ambiente para a chegada do Natal, como é o caso da loja de calçados em que Marcelo Maciel trabalha como gerente. “Sempre deixamos mais para o inicio de dezembro, e este ano deverá ser um pouco diferenciada, abordando mais as marcas e os produtos da loja”, explica. Segundo ele, o consumidor está mais conscientes e passou a comprar mais pela razão do que pela emoção.

No entanto para a gerente de uma loja de cosméticos, Maria Silvania, a decoração é de fundamental importância. “Nós começamos a decorar cedo e tenho percebido que as pessoas já param comentam, e até já levam um presentinho”, ressalta. A tendência é confirmada pela consumidora Valdeci Teodoro.

Silvania aposta na decoração para aumentar as vendas
“Ás vezes a gente entra só pela decoração mesmo, nem quer comprar, mas acaba levando uma coisinha”, conta.

Calçadão

Além da decoração das lojas, o calçadão também está sendo preparado para estimular as vendas de final de ano. A gerente Silvania aprova a iniciativa.  “Este ano começaram cedo e estou achando muito bonito, melhor do que nos anos anteriores”. A estimativa da PMA é que a decoração esteja concluída até início de dezembro.

A antecipação da decoração foi feita a pedido da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). “Todo ano sempre deixavam para inaugurar em meados do dia 15. Mas acredito que se ficar com clima de natal no início do mês já melhora a circulação de 

Decoração do calçadão deve ficar pronta até o final do mês
pessoas no centro”, explica Samuel Schuster, presidente da CDL. Além disso, ele conta que a chegada de Papai Noel no calçadão está prevista para o 1° de dezembro.

Cautela

Apesar de todo o apelo, esta é a época do ano em que o consumidor precisa ter mais cautela, ressalta o economista do Dieese, Luiz Moura. “Há um apelo muito grande do comércio. Mas é importante que as pessoas não cedam a esse apelo num primeiro momento. Tem que fazer pesquisa, avaliar quais as prioridades”, afirma o economista.

Por Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais