Comitiva visita empreendimentos industriais instalados em Socorro

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, acompanhado de uma comitiva formada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais (Codise) e empresários, visitou na última quinta-feira, 29, diversas empresas instaladas no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro. O objetivo foi verificar o estágio de implantação dos empreendimentos e identificar de que maneira o Governo do Estado pode auxiliar os empresários a expandirem suas atividades.

A visita teve início na TrustNorth, uma indústria do setor têxtil fabricante de camisas masculinas e femininas e que comercializa sua produção junto a importantes grifes como Brooksfield, TNG e Daslu. A empresa, incentivada pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial, gerava em 2007 cerca de 280 empregos. Atualmente a fábrica conta com 500 colaboradores e produz 2,3 mil camisas diariamente.

De acordo com o representante da indústria, Kanji Kato, há um projeto para expansão do negócio. A meta é que a produção alcance a marca de três mil camisas por dia. A medida contribuirá para a geração de mais 100 empregos. De acordo com o secretário Jorge Santana, o Governo já adotou as providências necessárias para viabilizar o crescimento da empresa.

“A Codise dispõe de algumas áreas próximas ao empreendimento e já encontrou uma solução para esse problema. O Estado já se colocou  à disposição dos empresários para fazer o que for possível para facilitar essa nova expansão”, explicou.

Em seguida, a comitiva visitou a Central do Aço, indústria instalada em uma área de dois mil metros quadrados e responsável pela geração de 40 empregos diretos. A fábrica produz 200 toneladas de ferros para a construção civil. A previsão dos empresários é que a produção chegue a 1,5 mil toneladas até dezembro, gerando assim mais 30 empregos.

Seman

Outra empresa visitada foi a Seman, dedicada à produção de carros industriais, telas de alumínio e outros materiais empregados em construções. A indústria, que atende os estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia e Sergipe, tem expandido bastante suas atividades nos últimos anos. Entre 2008 e 2010 foram contratados 158 funcionários, o que permitiu que a empresa atingisse a marca de 238 empregos gerados.

Um dos fatores que contribuiu para o crescimento dos negócios foi a possibilidade de comercialização dos produtos com as novas indústrias que chegam ao estado. A Seman é responsável pela produção de 300 carros utilizados pela Altenburg, empresa especializada na produção de artigos de cama, mesa e banho e que também está instalada em Socorro, para transportar a mercadoria produzida na fábrica.

As instalações da Tritex Industrial Têxtil também foram visitadas pela comitiva. O empreendimento está sendo erguido em uma área de 7,2 mil metros quadrados e será responsável pela abertura de 60 postos de trabalho. De acordo com o sócio-administrador da indústria, Coitiro Tacahashi, estão sendo investidos mais de R$ 22 milhões na fábrica, que produzirá fios de algodão a partir de setembro.

Encerrando a visita, o secretário conheceu as instalações da Altenburg. A indústria inicialmente é dedicada à produção de travesseiros, comercializados na região Nordeste. A fábrica emprega 32 pessoas, mas a previsão do gerente geral da empresa, Roberto Zamprogno, é que sejam contratados mais 68 até o mês de setembro. A expansão será possível graças à criação de um novo turno para produção de travesseiros e o início do processo para fabricação de edredons.

A fábrica, em parceria com o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) e a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, está capacitando 14 costureiras, que em breve serão incorporadas ao processo produtivo.

Fonte: Ascom/Sedetec

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais