Confiança na indústria em SE atinge 67,6 pontos

Empresários da indústria estão mais confiantes (Foto: Arquivo Infonet)
O Índice de Confiança do Empresário Industrial medido para o mês de agosto de 2010 mostrou que os empresários industriais estão muito confiantes. O índice atingiu 67,6 pontos, sendo 65,7 entre os pequenos empresários e 68,2 entre os médios e grandes. No entanto, comparado ao mês anterior, o índice geral sofreu uma ligeira queda, visto que em Julho o índice foi de 68,3 pontos.

O indicador de expectativas foi o responsável pelo pequeno recuo sofrido pelo índice de confiança, tendo passado dos 72,8 para 71,1 pontos. Já o Indicador de Condições apresentou melhora. No mês de Julho foi de 59,2 pontos, enquanto no mês de Agosto foi 60,7.

Ao confrontar o índice medido em Sergipe com os medidos para o Nordeste e para o Brasil, verifica-se que os empresários industriais sergipanos estão significativamente mais confiantes que os empresários do resto da região e do país. Esse otimismo fica ainda mais visível quando se analisa o indicador que mede as expectativas dos empresários, pois o resultado para Sergipe foi 4,3 pontos superior ao resultado nacional, atingindo 71,1 pontos, enquanto no Brasil o índice foi de 66,8.

Sondagem Industrial 

De acordo com os resultados obtidos na Sondagem Industrial de Julho de 2010, o volume da produção das indústrias em Sergipe apresentou um ligeiro aumento em relação ao mês anterior, ficando em 52,2 pontos (valores acima de 50 pontos indicam aumento da produção da indústria), tendo o maior crescimento ocorrido nas empresas de pequeno porte, que atingiram 54,5 pontos.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI), por sua vez, ficou abaixo do normal para os meses de julho dos anos anteriores, entre as grandes e médias empresas, sendo o índice 45,8 pontos. Nas pequenas empresas esse indicador foi positivo, tendo sido registrados 52,7 pontos. 

Os estoques mantiveram-se acima do nível desejado, com índice de 57,3 pontos. As perspectivas para os próximos seis meses para demanda por produtos e para compra de matéria-prima são positivas (estão acima dos 60 pontos), enquanto as perspectivas de exportação ficaram estáveis (50 pontos).

Comparando com os indicadores medidos para o Nordeste e para o Brasil, os resultados de Sergipe, no geral, foram inferiores aos medidos para os níveis regional e nacional, especialmente no que diz respeito às perspectivas para as exportações, que no Nordeste o indicador atingiu 56,3 pontos, no Brasil, 51,8 e em Sergipe foi 50 pontos, como já visto.

Fonte: Fies

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais