Conheça as formas de enviar a declaração do IR

0

Na última semana para completar os procedimentos da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2006 (IRPF 2006), algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre as formas de transmitir as informações à Receita Federal.

O prazo para o envio termina na próxima sexta-feira, 28, e a Receita disponibiliza as opções de fazer a transmissão das informações pela internet, por meio de disquete ou por formulários disponíveis nas agências e lojas franqueadas dos Correios.

Internet

A declaração preenchida com a utilização do programa IRPF 2006 pode ser enviada de duas formas. Uma delas é pela internet. A transmissão é feita pelo programa Receitanet. O Receitanet também está disponível em CD-ROM distribuído nas delegacias regionais da Secretaria da Receita Federal.

Para enviar seus dados, o primeiro passo é gravar a declaração em disquete ou disco rígido do computador. Após a gravação, o programa perguntará se o contribuinte quer transmiti-la imediatamente. Se a resposta for SIM, o programa Receitanet é automaticamente carregado e, estando a declaração no local selecionado (disquete ou disco rígido), a transmissão é acionada.

No caso de o contribuinte não enviar a declaração no mesmo momento em que ela foi gravada, a transmissão pode ser feita posteriormente, acionando o item “Transmitir via Internet”, no menu “Declaração do programa IR2006”.

Após o envio, o recibo de entrega é gravado automaticamente no disquete ou no disco rígido do computador. É recomendável imprimir o Recibo de envio da declaração, utilizando a opção “imprimir” no menu Declaração. Para q
uem faz a declaração pelo sistema online, ou seja, pelo endereço da Secretaria da Receita Federal na internet, a declaração é enviada automaticamente.

Disquete

A declaração preenchida por meio do programa IRPF2005 também pode ser entregue em disquete. Neste caso, é preciso gravar a declaração no disquete e entregá-la nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Formulário de papel

As pessoas que optaram por fazer a declaração em formulário de papel deve entregá-lo nas agências e lojas franqueadas dos Correios.

Mais informações em www.receita.fazenda.gov.br

Veja também:

Declarar IR deixou de ser “bicho de sete cabeças”

Comentários