Construção: faturamento do setor aumentou 2,9%

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção), revelou que o faturamento interno deflacionado, das vendas do setor em geral no país, apresentou aumento de 2,9% em 2011.

No ano passado, o faturamento das vendas das indústrias de materiais básicos foi 0,2% maior que no ano anterior, enquanto que as vendas do segmento de acabamentos aumentou 8,0%, na mesma comparação. O desempenho do faturamento agregado das indústrias de materiais de construção do Brasil, em 2011, ficou muito abaixo do verificado na comparação de 2010 com 2009 (12,1%). Alguns fatores que podem ser citados como potenciais desencadeadores de tal queda foram as medidas de contenção da inflação, que perduraram no primeiro semestre do ano passado, e o menor ritmo de execução das obras do PAC e do Programa Minha Casa Minha Vida.

Dezembro

No último mês de 2011 verificou-se alta de 7,4%, ao comparar com dezembro de 2010, no faturamento interno deflacionado do setor em geral. Já em relação ao mês anterior (novembro/2011) houve variação negativa de 5,9. O faturamento das vendas dos materiais básicos, em dezembro último, cresceu 5,9%, em relação ao mesmo mês do ano anterior e decresceu 6,7% no comparativo mensal. Para as indústrias de acabamento as variações foram de 10,1% e -4,6%, respectivamente, nas mesmas bases de comparação.

O nível de emprego no último mês de 2011 no segmento de produtos básicos para a construção foi de 3,6% e -1,2%, para as bases de comparação anual e mensal. Nas indústrias de acabamento as variações foram de 7,3% e 1,3%, nas mesmas bases de comparação.

Fonte: Fies

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais