Consumidores da Sulgipe terão tarifa reduzida em 0,91%

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em reunião pública, o reajuste tarifário anual da distribuidora Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe). A nova tarifa entrará em vigor na próxima segunda-feira, 14, após ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). A distribuidora atende 115.569 unidades consumidoras em 12 municípios do sul de Sergipe e dois no nordeste da Bahia. Com a decisão da Aneel, o efeito médio percebido pelo consumidor cativo será de uma redução de -0,91% (negativo).

Os percentuais de reajuste da distribuidora refletem, dentre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o custo com aquisição de energia e a variação do encargo setorial Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa) decorrente do aumento de energia associada ao programa em 2009.

O reajuste tarifário está previsto nos contratos de concessão das distribuidoras. É calculado com base na variação dos custos de operação da empresa e de itens como compra de energia, encargos de transporte de energia (transmissão e distribuição) e encargos do setor elétrico nos últimos 12 meses. Embute também a projeção de despesas com a energia necessária ao atendimento do mercado da distribuidora nos 12 meses subsequentes.

Fonte : Aneel

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais