Consumo de energia em SE somou 955,4 mil MWh no 2º trimestre

0
(Foto: Freepik)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que tem por finalidade prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME), constatou que o consumo de energia elétrica no estado totalizou aproximadamente 955,4 mil MWh (Megawatt-hora), no segundo trimestre de 2021. 

Em termos relativos, o consumo total de energia elétrica foi 2,3% menor do que o total consumido no primeiro trimestre de 2021. Já na comparação com o segundo trimestre do ano passado, observou-se aumento de 12%.

Mercado cativo e livre de energia no 2º trimestre/2021 

Da quantidade total de energia consumida no segundo trimestre deste ano, 71,4% ou aproximadamente 682 mil MWh foi gerada pelo mercado cativo. Nesse mercado, a energia é fornecida exclusivamente pelas distribuidoras instaladas em Sergipe, com o preço e as demais condições de fornecimento reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Por sua vez, o volume restante, 28,6% ou 273,4 mil MWh, foi originado do mercado livre, onde os consumidores negociam a compra do insumo diretamente dos geradores ou das distribuidoras.

Consumo por setor no 2º trimestre/2021 

O consumo nas residências totalizou 340,1 mil MWh, assinalando alta de 4,8% em relação ao mesmo período de 2020. Na indústria, o consumo chegou a somar quase 291,7 mil MWh, assinalando crescimento de 23,2%, no mesmo comparativo.

Para o comércio, o consumo ficou em 144,9 mil MWh, com aumento de 16,9%. Os outros setores registraram consumo de 178,6 mil MWh, assinalando acréscimo de 6,6%. Ambas as variações são em relação ao segundo trimestre de 2020.

Fonte: Fies

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais